Coimbra

Greve dos SMTUC acabou mas…

Cátia Vicente | 2 anos atrás em 08-08-2022

Os motoristas dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) terminaram este domingo uma greve de sete dias, que teve início a 1 de agosto, em luta contra o alegado incumprimento do Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP). Para o dia 23 de agosto está marcada uma reunião entre o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT) e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. O sindicato avisa que se as negociações não chegarem a bom porto a greve volta no arranque do ano letivo. 

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à comunicação social, a Câmara de Coimbra dá conta que durante a greve desta semana foram “efetuadas 81% das viagens previstas, com uma adesão de 61% dos trabalhadores” dos SMTUC. Ao Notícias de Coimbra Manuel Oliveira, do SNMOT, que convocou a paralização, diz não “querer entrar na guerra dos números”, mas confirma que “a greve ultrapassou todas as expetativas”.

Em relação ao facto de o município tornar público que o ACEP não se aplica aos trabalhadores dos SMTUC  Manuel Oliveira questiona: “Então porque fomos chamados a assiná-lo?” “Nós não assinámos o acordo com um executivo, assinámos com a Câmara de Coimbra que tem de saber honrar os seus compromissos”, sublinha o dirigente sindical, falando de “incongruência e desorientação”.

PUBLICIDADE

Manuel Oliveira afirma ainda que, em reunião tida em julho foi dito que para que “se cumprisse o acordo a Câmara teria de contratar 17 novos motoristas, agora falam em 32 turnos de trabalho”.

Em causa está o facto de os motoristas iniciarem o seu serviço num local e terminarem a sua jornada de trabalho diária noutro local distinto, com o acordo a indicar que o tempo que dista entre o local de início e de termo deve estar incluído no horário de trabalho, ao contrário do que está a ser considerado atualmente. 

PUBLICIDADE

Manuel Oliveira assegura que se, na reunião de 23 de agosto que terá sido solicitada por José Manuel Silva,  a Câmara, os SMTUC e o SNMOT não chegarem a entendimento, os motoristas avançam com nova paralização em pleno arranque do ano letivo. “Não é o que queremos fazer, mas parece que continuamos a falar sozinhos”, remata o dirigente. 

Leia também: 

Coimbra rejeita acordo coletivo de empregador público para motoristas dos SMTUC – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

PS acusa Câmara de Coimbra de abandonar trabalhadores dos SMTUC e ir de férias durante a greve – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Câmara de Coimbra diz que exigência dos motoristas dos SMTUC é “incomportável” (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Sindicato faz balanço positivo de início de greve nos SMTUC – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

“Se eu soubesse que havia greve nos SMTUC não tinha carregado o passe” (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE