Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

PS acusa Câmara de Coimbra de abandonar trabalhadores dos SMTUC e ir de férias durante a greve

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-08-2022

O Partido Socialista de Coimbra acusou hoje o presidente da Câmara de Coimbra de não cumprir o acordo de trabalho de empregador público perante os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra. 

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado hoje ao Notícias de Coimbra, os socialistas “solidarizam-se com os trabalhadores dos SMTUC que se encontram em greve e que mais não querem que o cumprimento por parte da Câmara do Acordo Coletivo”.

O acordo – recorda o PS –  foi aprovado, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de 12 de julho de 2021″ com o voto a favor de José Manuel Silva e Ana Bastos. Agora que estão no poder recusam-se a aplicar o ACEP que aprovaram! Mais uma vez dão o dito por não dito, dizendo uma coisa e fazendo outra completamente diferente.”  

PUBLICIDADE

publicidade

“Há oito anos que não havia uma greve nos SMTUC” afirmam os socialistas no mesmo documento, declarando que “José Manuel Silva ainda não completou o primeiro ano de mandato e já se confronta com uma greve, de uma semana, nos SMTUC, o que – acusam – bem demonstra a sua impreparação e inabilidade política.”

A “última manobra para impedir a aplicação do do ACEP foi a proposta de internalização dos SMTUC” acusa o partido agora na oposição no executivo. “Extinguindo-se os SMTUC automaticamente as cláusulas do ACEP referentes aos SMTUC caem, perdendo-se a derradeira oportunidade dos trabalhadores dos SMTUC de verem as suas condições de trabalho melhoradas”.3

PUBLICIDADE

“A maioria dos membros do Executivo está de férias, incluindo o Presidente da Câmara e a Presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, a vereadora Ana Bastos. Os SMTUC foram abandonados, assim como a população de Coimbra que precisa do transporte público municipal.” – acusam.

Os motoristas dos SMTUC estão esta semana a cumprir uma greve de sete dias às duas primeiras e ultimas horas de cada serviço, revelou na semana passada ao Notícias de Coimbra o Sindicado Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores

A Câmara de Coimbra disse ontem publicamente que as exigências dos motoristas dos SMTUC são incomportáveis. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com