Coimbra

“União dos artesãos faz a força” no Mercado de Natal na Baixa de Coimbra

Susana Brás | 5 meses atrás em 01-12-2023

A Praça do Comércio, em Coimbra, acolhe o Mercado de Natal até 23 de dezembro. A realização deste marcante e emblemático evento deve-se à união dos artesãos que mostraram o seu descontentamento pela decisão deste não fazer parte do programa “Coimbra Natal 23”.

PUBLICIDADE

A iniciativa “resulta de uma coorganização entre o Município de Coimbra, a Associação Redescobrir a Arte (ARA) e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), com a colaboração da União de Freguesias de Coimbra (UFC), disse, esta sexta-feira, 1 de dezembro, o vice-presidente da autarquia.

Francisco Veiga admitiu que houve “uma partida em falso”, reconsiderando a realização da iniciativa. Para o autarca, o Mercado de Natal e a Magic Land são dois eventos “que se completam”.

PUBLICIDADE

São 36 expositores, nas vertentes do artesanato e do setor alimentar, que se juntam no coração da cidade, mostrando a sua satisfação pela mostra que irá estar durante 23 dias no coração da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a artesã Maria de Fátima Roseiro “a união faz a força, demonstrando a persistência dos artesãos, que lutaram pela realização do Mercado de Natal na Praça do Comércio.

Joana Fachada da Bijus Joaninha diz que temeu o pior, pois havia produto feito ao longo do ano,  lembrando que é uma forma de dinamizar a baixa de Coimbra.

Graça Fonseca da Maniartes recorda o processo que uniu os vários artesãos para levar em frente a iniciativa.

Durante três semanas, o Mercado de Natal  funciona de segunda a quinta-feira das 12:00 às 20:00; à sexta-feira entre as 12:00 e as 22:00; ao sábado, das 10:00 às 22:00; e ao domingo entre as 10:00 e as 20:00.

O recinto conta ainda com um palco, que vai acolher apresentações musicais e outras performances dedicadas à época festiva. Associa-se ao evento a animação de rua itinerante “A Praça é sua no Natal”, as tradicionais arruadas (por grupos de concertinas). A igreja de Santiago vai receber sete concertos corais (por associações do concelho), um grupo de fados e os cantares de Natal (a cargo de grupos de etnografia e folclore locais), apresentações que vão decorrer às sextas, sábados e domingos, às 18:30. No decurso do evento, os mais pequenos vão ter, também, oportunidade de se cruzarem com um boneco de neve e uma rena, que vão deambular por diversas artérias desta zona central da cidade.

Veja a fotogaleria, mais fotos no facebook do Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE