Coimbra

Confirmado! Mercado de Natal de Coimbra abre a 1 de dezembro

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 28-11-2023

A Praça do Comércio acolhe de 1 a 23 de dezembro o Mercado de Natal, no âmbito do programa “Coimbra Natal’23”. A iniciativa resulta de uma coorganização entre o Município de Coimbra, a Associação Redescobrir a Arte (ARA) e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), com a colaboração da União das Freguesias de Coimbra (UFC).

PUBLICIDADE

A abertura oficial está prevista para as 18:00 da próxima sexta-feira, 1 de dezembro. Durante três semanas, o mercado vai funcionar de segunda a quinta-feira das 12:00 às 20:00; à sexta-feira entre as 12:00 e as 22:00, ao sábado, das 10:00 às 22:00; e ao domingo entre as 10:00 e as 20:00. O evento conta com a participação de 34 expositores distribuídos entre as modalidades do artesanato e área alimentar. 

O recinto vai contar ainda com um palco, que vai acolher apresentações musicais e outras performances dedicadas à época festiva. Associa-se ao evento a animação de rua itinerante “A Praça é sua no Natal”, as tradicionais arruadas (por grupos de concertinas). A igreja de Santiago vai receber sete concertos corais (por associações do concelho), um grupo de fados e os cantares de Natal (a cargo de grupos de etnografia e folclore locais), apresentações que vão decorrer às sextas, sábados e domingos, às 18:30.

PUBLICIDADE

No decurso do evento, os mais pequenos vão ter, também, oportunidade de se cruzarem com um boneco de neve e uma rena, que vão deambular por diversas artérias desta zona central da cidade.

Considerando a importância de dar oportunidades aos artesãos, que se prepararam durante meses para a época natalícia, e o forte interesse manifestado pela ARA à autarquia, conjugando uma saudável união de esforços entre o município, “sempre disponível”, a APBC “sempre presente”, e a UFC, “sempre positiva”, o Mercado de Natal, evento enraizado na cidade e que constitui um importante foco de atração de público à Baixa de Coimbra, regressa mais um ano à Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

publicidade

De forma a garantir a logística desta iniciativa e a permitir a concretização do Mercado de Natal num prazo mais apertado, o município de Coimbra disponibilizou dois funcionários para apoiar as montagens dos stands (contratualizados pela ARA à UFC, que também disponibilizou mão de obra gratuitamente), bem como irá assegurar a segurança do recinto com recurso à Polícia Municipal e a uma empresa de segurança privada e vai ainda ficar responsável pela manutenção e pelo acompanhamento da distribuição elétrica.

Numa articulação entre a Divisão de Cultura e a Divisão de Licenciamentos e Fiscalização de Atividades, foi feito também um trabalho de sensibilização para a gestão das esplanadas na Praça do Comércio, o que a autarquia agradece aos proprietários, “de forma a garantir a realização tranquila deste marcante e emblemático evento”.

Recorde-se que a União das Freguesias de Coimbra decidiu cancelar a 9 de novembro o Mercado de Natal que organizava na Praça do Comércio em conjunto com a autarquia. Na altura, em comunicado, a autarquia referiu que se deparou “com uma uma decisão, por parte da autarquia, de “promover diversas atividades natalícias em simultâneo”, as quais “competem entre si”.

Na resposta, o município de Coimbra lamentou “a inopinada decisão” tomada pela União das Freguesias de Coimbra (UFC) de cancelar o Mercado de Natal. O município estranhou mesmo “até a utilização da palavra ‘competição’ em vez de ‘complementaridade’”.

O tema foi abordado na reunião do executivo do passado dia 13 de novembro. Na ocasião, os vereadores José Dias, Raquel Veiga (PS) e Francisco Queirós (CDU) criticaram a falta de diálogo da maioria relativamente à programação de Natal na cidade e que levaram ao cancelamento do Mercado de Natal na Praça do Comércio.

No passado dia 23 de novembro, em comunicado, a União das Freguesias de Coimbra anunciou que ia alugar algumas estruturas para a realização deste evento. A verba resultante do seu aluguer será direcionada para a realização de três atividades distintas na Baixa de Coimbra e apoiar a área social desta autarquia.

Conheça o programa da edição 2023 do Mercado de Natal:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE