Coimbra

Sempre vai haver Mercado de Natal na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 23-11-2023

A União das Freguesias de Coimbra (UFC) vai alugar algumas estruturas para a realização de um Mercado de Natal na Praça do Comércio. O evento é organizado pela Associação Redescobrir a Arte (ARA) e Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e irá decorrer no mês de dezembro.

PUBLICIDADE

Num gesto solidário, a UFC decidiu que a totalidade das receitas provenientes destes 31 alugueres será direcionada para a realização de três atividades distintas na Baixa de Coimbra e apoiar a sua área social. Estas iniciativas visam complementar a programação de animação natalícia planeada para a área e melhorar os conteúdos dos cabazes de Natal atribuídos pela freguesia neste ano.

A primeira atividade prevista é uma parceria com as escolas da cidade. Trata-se de um “Concurso de Árvores de Natal” feitas pelos alunos e professores com material reciclado e que culminará com uma exposição das árvores em vários pontos da Baixa da Cidade.

PUBLICIDADE

Entre os dias 18 e 20 de dezembro, a Baixa da cidade contará com a visita do Pai Natal proporcionando, desta forma, um motivo adicional para visitar a zona da cidade e trazer os mais pequenos para desfrutar desta experiência festiva.

Adicionalmente, no dia 23 de dezembro, está agendada a primeira concentração de pais natais de Coimbra, com prémios para os melhores que serão acompanhados de uma demonstração de trail urbano com uma moto e bicicleta elétrica. Este evento conta com o apoio do Clube Automóvel do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado, a UFC refere que, “ao aproveitar o momento do Mercado de Natal na Praça do Comércio e as receitas provenientes do aluguer das estruturas, consegue alargar o espírito natalício na Baixa de Coimbra ao realizar três eventos públicos, promovendo a vitalidade desta área da cidade”.

Por outro lado, é dito que esta iniciativa “visa não só enriquecer a programação natalícia da Baixa de Coimbra, mas também promover um ambiente de celebração e convívio para todos os que visitarem esta zona da cidade durante este período especial”.

Recorde-se que a União das Freguesias de Coimbra decidiu cancelar a 9 de novembro o Mercado de Natal que organizava na Praça do Comércio.

Na altura, em comunicado, a autarquia referiu que se deparou “com uma uma decisão, por parte da autarquia, de “promover diversas atividades natalícias em simultâneo”, as quais “competem entre si”.

Na resposta, o município de Coimbra lamentou “a inopinada decisão” tomada pela União das Freguesias de Coimbra (UFC) de cancelar o Mercado de Natal. O município estranhou mesmo “até a utilização da palavra ‘competição’ em vez de ‘complementaridade’”.

O tema foi abordado na reunião do executivo do passado dia 13 de novembro. Na ocasião, os vereadores José Dias, Raquel Veiga (PS) e Francisco Queirós (CDU) criticaram a falta de diálogo da maioria relativamente à programação de Natal na cidade e que levaram ao cancelamento do Mercado de Natal na Praça do Comércio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE