Portugal

Pescadores acusam tutela de não estar preocupada com o setor

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 10-05-2024

O Movimento Associativo da Pesca Portuguesa, que representa 23 associações nacionais, acusou hoje a tutela do Governo de não estar preocupada com os problemas do setor, ao recusar reunir-se com as associações.

PUBLICIDADE

“É inaceitável para o setor que, passados 30 dias, o ministro e a secretária de Estado das Pescas não estejam interessados no setor”, afirmou à agência Lusa Jerónimo Rato, porta-voz do movimento.

O também presidente da Associação de Armadores da Pesca Local, Costeira e Largo da Zona Oeste, de Peniche, informou que o movimento pediu reuniões aos governantes em 18 de abril e 08 de maio, recebendo como resposta que “iriam ser recebidas, mas não sabem quando”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“A senhora secretária de Estado já nos devia ter chamado para se inteirar das preocupações do setor”, defendeu o armador.

PUBLICIDADE

Entre outras matérias, o movimento quer abordar as autorizações de permanência no país para a mão-de-obra estrangeira e as dificuldades na aplicação do novo regulamento de controlo comunitário, que entrou em vigor no início deste mês.

“O Estado não cumpre a sua parte e o setor depois não consegue cumprir com as exigências do regulamento”, explicou.

A agência Lusa questionou o Ministério da Agricultura e Pescas e aguarda uma resposta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE