Região

Episódio Medieval instala-se na escola primária de Casal de Cadima em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-05-2024

A antiga escola primária de Casal de Cadima foi cedida à Episódio Medieval para dinamizar atividades de natureza social, cultural e recreativa, no âmbito de um protocolo que envolve a Associação Cultural, o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima.

PUBLICIDADE

“Esta cedência vem reativar este estabelecimento de ensino que estava devoluto há vários anos. A transformação da antiga escola primária num espaço para atividades teatrais adiciona uma nova dimensão à sua função educativa. Enquanto que antes era um local de aprendizagem formal, agora, com o teatro, torna-se num ambiente de aprendizagem mais criativo”, afirmou, à margem da assinatura do protocolo, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio. 

De acordo com a edil cantanhedense, este acordo vai não só “revitalizar o património histórico”, mas também “fortalecer laços entre as pessoas e promover a realização de vários eventos culturais e recreativos”.

PUBLICIDADE

O documento foi assinado hoje presidente da Câmara Municipal de Cantanhede Helena Teodósio, pelo presidente da direção da Episódio Medieval – Associação Cultural Nuno Marques e pelo presidente da Junta de Freguesia de Cadima Carlos Gregório, numa sessão que contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede Pedro Cardoso, da tesoureira da Associação Susana Ribeiro e do secretário da Junta de Freguesia de Cadima Daniel Monteiro.

Nuno Marques aproveitou a ocasião para agradecer a celeridade do Município para a realização deste protocolo, garantindo a dinamização de várias atividades naquele espaço. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta escola é um lugar de memórias que contribuiu muito para o crescimento das gerações passadas. Esperamos que este espaço continue a ser um local onde as pessoas se reúnem para aprender”, frisou o presidente da Junta de Freguesia de Cadima.

O documento agora assinado vem resolver o problema de falta de um espaço para a associação guardar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais, assim como realizar atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.

De acordo com o protocolo de cedência e utilização da EB1 de Casal de Cadima, a manutenção, limpeza e boa conservação do edifício e espaço exterior são da responsabilidade da Episódio Medieval, assim como os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas referentes à sua utilização e manutenção.

O protocolo é válido para o presente ano, renovável automaticamente por períodos sucessivos de um ano, caso não seja comunicada a intenção da sua não renovação, com a antecedência mínima de 90 dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE