Coimbra

Penela: Surto de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia causou cinco mortes e já está “controlado”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-02-2021

A Santa Casa da Misericórdia de Penela registou cinco óbitos durante um surto de covid-19, a partir da segunda metade do mês de Janeiro soube o Notícias de Coimbra. Os focos de infeção deram-se no lar e na unidade de cuidados continuados, onde a crise sanitária afetou cerca 50 utentes, no universo de 103. Nove da UCC e os restantes do lar, foi o que revelou Fernando Antunes, provedor da instituição.

PUBLICIDADE

O que mais dificultou o controlo do surto foi o grande número de funcionários infetados, cerca de 40, segundo as informações avançadas pelo responsável da Instituição Particular de Solidariedade Social ao Notícias de Coimbra. “Tivemos um grande impacto nos funcionários, foi a parte mais difícil, por isso tivemos que contar com o apoio do pessoal das creches, já que estavam em casa como consequência do encerramento. Contámos ainda com o apoio Proteção Civil local e ainda com a ajuda de dois elementos da Segurança Social e de uma enfermeira” – afirmou Fernando Antunes.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O provedor da instituição de solidariedade acrescentou que do surto pandémico, há cinco vítimas mortais a lamentar, com idades entre os 85 e os 94 anos, três das quais com problemas oncológicos associados. “No nosso lar cerca de 3o pessoas têm 90 anos” – foi outro dado preocupante que o Provedor lançou.

PUBLICIDADE

Para além destas informações, o responsável da IPSS, avançou que a primeira dose da vacina já foi administrada, no dia 22 do mês passado, a todos os que testaram negativo. A segunda dose deverá ser administrada, pelas contas de Fernando Antunes, entre 12 e 15 de Fevereiro.

Quando inquirido sobre a contenção da crise sanitária, o Provedor afirmou que “está tudo controlado”, ainda que, neste momento,  continuem com 3 pessoas internadas, e sem precisar números, “algumas pessoas a recuperar e assintomáticas” – concluiu assim o provedor da Santa Casa da misericórdia de Penela sobre o surto pandémico que tem atingido a instituição.

por Beatriz Costa, Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE