Coimbra

Legionella: IPC está a desinfestar sistema de distribuição de água e dos chuveiros das residências

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-09-2018

O IPC reage ao caso de Legionella detectado nas suas residências estudantis durante uma “inspecção de rotina” da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

PUBLICIDADE

Questionado por Notícias de Coimbra (no último sábado), o Politécnico de Coimbra respondeu (hoje).

PUBLICIDADE

A instituição liderada por Jorge Conde afirma que “Face ao resultado positivo de legionella, a ARS Centro recomendou a interdição da utilização de chuveiros na sexta-feira passada, o que foi feito de imediato pelo Politécnico de Coimbra, uma empresa especializada, está a proceder desde segunda-feira à desinfecção do sistema de distribuição de água e dos chuveiros e espera-se ter resultado das analises esta sexta-feira.”

Recordamos que a Administração Regional de Saúde do Centro voltou a interditar a utilização de chuveiros em residências do Instituto Politécnico de Coimbra, em Bencanta.

PUBLICIDADE

publicidade

Contactada por Notícias de Coimbra, a médica Alcina Gomes da Silva confirmou de imediato, no sábado, que a interdição foi decretada após mais uma inspecção de rotina às residências do Politécnico.

A Delegada de Saúde adiantou que a análise provisória deu positivo, pelo que se aguarda pelo teste definitivo, mas, à cautela, foi decidido proibir a utilização das casas de banho.

Alcina Gomes Silva acrescentou que não há estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) infetados com a bactéria da Legionella e adantou que a situação não é de risco para a saúde pública, desde que seja respeitada a interdição dos chuveiros.

Esta é uma situação idêntica à que ocorreu no mês de julhoquando 56 estudantes tiveram de ir dormir a outros lados.

O IPC terá de voltar a tomar as medidas necessárias para correcção da situação, procedendo à limpeza e desinfeção da cabeça dos chuveiros e a implementar tratamento de choque térmico e/ou químico em toda a rede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE