Coimbra

“Guru dos Avatares” sai de cena!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-06-2021

O candidato José Manuel Silva e o agora ex- diretor de campanha Maló de Abreu optaram por “deixa cair” o amigo José Manuel Diogo, o consultor de comunicação que vende perfis verdadeiros e falsos para todos os gostos políticos.

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Uma proposta ambiciosa: 7 vereadores para José Manuel Silva.. O executivo tem 11

A “criação e gestão de uma comunidade de Avatares para terem ação nas redes sociais e nos meios de comunicação digitais” era uma das apostas do spin doctor, o único sócio da  Informacion Capital Consulting Lda  (apresentada como grupo IC), que, mesmo sem contrato assinado e graças aos laços que o unem a Silva e Maló, chegou a supervisionar as primeiras iniciativas da campanha daquele com  quem tinha trabalhado na Ordem dos Médicos.

Recordamos que, como já demos conta, a contratação deste ex-servidor de Manuel Machado não era bem vista por “gente com valores” do PSD.

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Um destacado militante grita vitória: Ganhámos o “braço de ferro” com José Manuel Silva e Maló de Abreu. Era ele (Diogo) ou nós (estrutura).

 

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A equipa do projeto. Sem estagiários!

Questionado por NDC, à margem da apresentação do seu mandatário, o putativo sucessor de Manuel Machado entendeu afirmar que “não temos nenhum contrato com nenhuma agência de comunicação. O que tanto se especulou na Imprensa não é verdade”.

Sim, é verdade que  não chegou a formalizar contrato com a empresa de  Informacion Capital Consulting Lda, mas o candidato sabe que ele e o PSD negociaram com o consultor. Começaram em 90 000 euros, passaram para os 60 000 e acabaram nos 30 000 + 8000. Até Rui Rio soube e falou do negócio durante um Conselho Nacional  do PSD.

O contrato não avançou porque demos a conhecer a história dos perfis falsos mas redes sociais e o PSD não gostou de ver o seu nome envolvido em “campanhas de outros mundos”, afiança fonte conhededora do processo.

De resto, José Manuel Silva também sabe que foi em casa de José Diogo (sede da empresa) que combinaram com Maló de Abreu a estratégia que o pode levar ao cadeirão da 8 Maio.

Quer promoters? Vai ter de pagar à parte

“Sobre a questão de perfis falsos e avatares devem perguntar a quem contratou essa agência nas duas últimas eleições autárquicas em Coimbra, que foi o Dr. Manuel Machado e o Partido Socialista”, desafiou José Manuel Silva, dando a entender que o edil de Almedina por ter usufruido dos “serviços especiais” das agências de José Manuel Diogo e Luís Miguel Viana, para depois acrescentar: Perguntem a quem [o] contratou há 4 e há 8 anos. Acredito que não tenham contratualizado nenhuma daquelas propostas que faz parte de um pacote.

Recordamos que Luís Miguel Viana continua a fazer contratos com a Câmara Municipal de Coimbra. As empresas destes consultores faturaram mais de  400 000 à autarquia. 

“Não tenho nenhum contrato com José Manuel Diogo. Não precisamos, nem contratualizámos, nem nunca foi nossa intenção criar perfis falsos ou avatares no Facebook. Não há nenhum contrato formal ou informal com pessoa da área de comunicação ou empresa. Vamos nós próprios assumir a nossa própria comunicação”, afiança José Manuel Silva.

NDC sabe que com a saída de cena do “senhor dos avatares”, a campanha está a ser assegurada por uma empresa de um militante do PSD e pelo Somos Coimbra, como de resto foi visível na apresentação do mandatário Paulo Mota Pinto.O nosso jornal também apurou que o PSD  indicou um nome para assegurar a assessoria de imprensa da coligação Juntos Somos Coimbra. Sugeriu a contratação de um ex-jornalista no Diário de Coimbra e Diário de Viseu, cidade onde exerceu funções de chefe de gabinete na autarquia local, mas ainda não se sabe se o profissional vai aceitar a tarefa. 

O que faz um avatar? José Diogo responde!

José Manuel Silva também disse que “nós sabemos que infelizmente essas coisas existem e que as empresas de comunicação também trabalham essas áreas. Há 130 milhões de perfis falsos e a agencias de comunicação trabalham essa área. Nós percebemos que há aqui perfis falsos a intervir em questões de Coimbra nas redes sociais e nomeadamente a provocarem o Somos Coimbra e a coligação Juntos Somos Coimbra. Não nos preocupamos com isso porque a mensagem que temos para transmitir é verdadeira, é honesta e é coerente, positiva e construtiva. Não precisamos de recorrer a nenhum truque das redes sociais para fazermos campanha. Não contratualizámos nem a empresa nem a pessoa em causa porque a nossa coligação feita de uma forma honesta e transparente. Não precisamos de recorrer a nenhum perfil falso nem nenhum meio menos nobre, menos digno ou menos transparente nas redes sociais. As pessoas [do Juntos Somos Coimbra] estão de cara destapada nas redes sociais, são conhecidas  e estão idenfiticadas”. 

Com pormenores… 

Factos: A Informacion Capital apresentou uma proposta (de 40 páginas) a José Manuel Silva. A apresentação da candidatura foi montada pelo alegado especialista em agências secretas. Discutiram valores e estratégias durante meses. NDC tem o documento desde março. A candidatura ainda hoje anda a tentar saber como é que a proposta saiu do núcleo duro da campanha.

Não formalizaram o acordo porque o Notícias de Coimbra e o Tal & Qual divulgaram aquilo que não se deve escrever numa proposta? O valor do contrato não seria o mais importante. Sempre que acredita na vitória, pessoas como Diogo e Viana “fazem um preço de amigo”. Sabe que vão lucrar se o candidato for eleito. Foi o que aconteceu com Manuel Machado. O resto é política. Pura?

O homem que vendeu o aeroporto de Coimbra a Pina Prata e Machado Machado sai da caamanha sem concretizar o sonho de montar o cartaz de José Manuel Silva no Terreiro da Erva.

Entretanto, António Maló de Abreu, “que ama Coimbra”,  tem outros amores e por isso passa pouco tempo na cidade, pelo que decidiu deixar a  “batata quente” da direção da campanha nas mãos do seu estimado amigo João Paulo Mendes, funcionário da empresa municipal Águas de Coimbra. 

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