Coimbra

“Coimbra, the right place to be” na Bolsa de Turismo de Lisboa

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-02-2023

O Município de Coimbra vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na FIL, de 01 a 05 de março, num espaço integrado no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que este ano se apresenta totalmente sustentável e digital. Uma aposta que merece elogios do Município de Coimbra, que se revê integralmente na linha de orientação da CIM-RC. “Coimbra, the right place to be” é o mote da apresentação que vai decorrer no dia de abertura, pelas 16h00, no anfiteatro do stand, e que vai ficar a cargo de várias personalidades da cidade, de áreas distintas, que irão relatar as suas experiências e mostrar, de viva-voz, porque é que Coimbra é o destino certo.

PUBLICIDADE

Coimbra vai estar presente em mais uma edição da BTL, o maior evento de turismo a nível nacional. A promoção do território vai ser feita num espaço integrado no stand da CIM-RC (situado no pavilhão 2 da FIL), que este ano se apresenta sem papel, com materiais reutilizáveis e uma abordagem responsável do ponto de vista ambiental: não há folhetos, nem autocolantes, há sim um balcão digital e os 19 municípios que integram a região vão mostrar a sua oferta através de conteúdos digitais, com recurso a QR-Codes. Uma aposta que vai ao encontro da orientação estratégica e da política de sustentabilidade e de desmaterialização implementada no Município de Coimbra.

A CIM-RC vai, também, apostar na experiência sensorial – o expositor inclui uma ‘Black-Box’ onde será possível fazer uma viagem pelo território – para cumprir os seus objetivos de afirmar a região como destino turístico de eleição e promover o desenvolvimento do turismo sustentável. Uma missão que é, também, abraçada pelo Município, que pretende mostrar o potencial de Coimbra enquanto destino de turismo sustentável, suportado no facto da cidade ser um excelente lugar para se viver e trabalhar. O mote da apresentação será, por isso, o vídeo promocional “Coimbra, the right place to be” e a aposta passa por apresentar o destino através de experiências relatadas na primeira pessoa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A apresentação de Coimbra está marcada para o dia da inauguração do evento, amanhã, 1 de março, pelas 16h00, no anfiteatro do stand da CIM-RC, e divide-se em dois momentos. O primeiro vai levar ao palco do anfiteatro vários convidados da autarquia, que se destacam em diferentes áreas de atuação na cidade, para uma conversa informal moderada por um jornalista do Diário As Beiras. O ponto de partida será, então, o vídeo “Coimbra, the right place to be” e o objetivo é explicarem porque é que Coimbra é, efetivamente, o lugar certo para se estar, para se ser, para se viver e para trabalhar. Jorge Pimenta, do Instituto Pedro Nunes, Ana Dantas, em representação do projeto TUMO, a empreendedora Cátia Melo, do Coola Boola, Filipe Carvalho, Chefe de Divisão do Convento São Francisco, e Ana Moita Francisco, consultora em turismo da CM de Coimbra, são os convidados da autarquia para esta conversa. Com um painel de personalidades das mais diversas áreas, a conversa vai passar por temas tão distintos como o desenvolvimento económico e a atração de investimentos, a revivificação da Baixa da cidade, a dinâmica cultural do concelho e a importância do Convento São Francisco na afirmação estratégica de Coimbra ou ainda pela apresentação do projeto TUMO Coimbra, o primeiro em Portugal, que vai permitir afirmar Coimbra como “the right place to be”.

PUBLICIDADE

A segunda parte da apresentação vai ficar a cargo de um reconhecido músico do panorama nacional e o desafio é o mesmo. O conimbricense André Sardet vai mostrar porque é que Coimbra é o destino certo, com exemplos práticos, menção a diferentes locais da cidade e pequenos relatos de acontecimentos que decorreram em Coimbra. Um depoimento na primeira pessoa, que termina com um apontamento musical protagonizado pelo próprio André Sardet. “O Encanto de Partir” é o tema que se vai ouvir no stand da CIM-RC.

A apresentação de Coimbra conta, ainda, com uma degustação da doçaria mais emblemática da cidade, realizada com o apoio da Associação de Doceiros de Coimbra e do Café Santa Cruz. Esta será uma pequena amostra do que o público poderá encontrar, no próximo fim de semana, de 04 e 05 de março, na XII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, que vai juntar 37 expositores doceiros, um deles internacional (de Santiago de Compostela) no Convento São Francisco.

O objetivo da presença de Coimbra na BTL passa por posicionar a cidade como polo sustentado de atração turística, quer a nível nacional quer a nível internacional, afirmando a marca Coimbra junto dos diferentes públicos e dando a conhecer a vasta oferta turística da cidade e da região. A missão é, pois, afirmar a identidade de Coimbra, promover o património existente e contribuir para o desenvolvimento da cidade como destino turístico, partindo do princípio que a aposta na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos é, também, a garantia da melhoria da qualidade da experiência do visitante.

Coimbra vai, ainda, apostar na promoção conjunta dos produtos turísticos da região e da sua agenda de eventos diversificada, o que deverá potenciar a visitação de espaços patrimoniais dos 19 municípios e contribuir para o aumento da estada média no território.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE