PSP não fala sobre os incidentes no Académica – Académico!

Académica de Coimbra e Académico de Viseu citaram e envolveram a PSP nos comunicados que emitiram sobre os incidentes no final do jogo em que os dois emblemas se defrontaram no Cidade de Coimbra.
PUBLICIDADE
Na sequência desses incidentes ficou ferida uma adepta da Académica no final da partida, atingida por uma das várias pedras arremessadas por terceiros, existindo versões contraditórias sobre se terão sido adeptos da casa ou visitantes os responsáveis pelo arremesso.
No sábado, o clube de Viseu disse que” Tendo a Administração do Académico de Viseu, contactado o Chefe da Policia de Segurança Pública do Comando Distrital de Coimbra, Dinis Almeida, veio a mesma confirmar a versão que já tinha presenciado no local”. O Académico de Viseu diz mesmo que “segundo Dinis Almeida, Chefe da Policia de Segurança Pública do Comando Distrital de Coimbra, foram os adeptos afetos à Associação Académica de Coimbra, que terão inclusive sido identificados no local, que desencadearam desacatos e arremessaram pedras na direção dos autocarros que transportavam os adeptos do Académico de Viseu, e que na verdade vieram a culminar com ferimentos de uma jovem que se encontrava no local e ainda outros eventuais danos em viaturas estacionadas junto do Estádio Cidade de Coimbra”.
Já no domingo, a “da Académica esclarece que o responsável pelo policiamento no jogo frente ao Ac. Viseu foi o Comissário Hermenegildo e não Dinis Almeida, o nome a que o Académico Viseu recorreu de forma desesperada numa prática que, infelizmente, não nos surpreende. De facto, Dinis Almeida nem sequer esteve em serviço no jogo, não assistiu aos factos nem tem a responsabilidade de elaborar nenhum relatório”.
Questionada por Notícias de Coimbra sobre o teor das informações tornadas públicas pelas direcções dos dois clubes, a PSP de Coimbra opta por não prestar esclarecimentos.
O Comandante em Suplência, Intendente José Fernandes, limita-se a informar que “a Polícia de Segurança Pública de Coimbra não comenta comunicados”.
Acrescenta que a PSP de Coimbra está a averiguar os factos denunciados, que constarão de relatório a enviar às entidades competentes.
Entretanto, recebemos o boletim que a PSP costuma enviar para a comunicação social. O mesmo não contém qualquer referência a estes incidentes. Apenas relata situações relacionadas com pequenos traficantes e condutores desobedientes ou embriagados.
Recordamos que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) abriu um processo de averiguações para apurar responsabilidades nos incidentes que ocorreram no sábado, após o final do jogo entre a Académica e o Académico Viseu (1-1), da II Liga.
“A Liga lamenta quaisquer incidentes que incitem à violência e tudo fará sempre pela valorização do futebol e das suas competições profissionais”, pode ler-se numa nota emitida hoje pelo organismo que gere o futebol profissional.
A adepta recebeu assistência médica ainda no estádio Cidade de Coimbra e foi transportada, posteriormente, para CHUC.
Ontem, a AAC/OAF informou que o estado de saúde da jovem está a melhorar de forma satisfatória, tendo já recebido alta hospitalar.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.