Coimbra

Olhó carapau da Costaaaaaaaaaaa!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-07-2015

A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos em parceria com a Duarte Company – Animação Turística lançaram a iniciativa Praia Pedagógica que no primeiro mês de vida recebeu mais de 500 visitantes.

PUBLICIDADE

unnamed (17)

Décadas de experiência a lidar com as gentes que nos visitam dos quatro cantos do mundo, um ano depois da requalificação da Casa dos Pescadores e o carinho que todas as pessoas demonstram por este espaço cultural, levam a Casa dos Pescadores a colocar à disposição de famílias, grupos de amigos e organizações formais e informais uma vivência local que são os lanches na Casa dos pescadores.

PUBLICIDADE

Nesse momento, o povo da Costa de Lavos recebe os visitantes com os seus melhores petiscos (lulinhas de bico, jaquinzinhos de escabeche e cavalas de vinagrete) temperados também com empolgantes histórias de 200 anos nas vivências do mar.

São fins de tarde únicos na taberna antiga da Casa dos Pescadores, sítio composto por objectos com elevado valor sentimental doados por esta gente do mar. Um passeio pela Costa de Lavos entre mestres, sábios e sábias desta terra é sempre possível.

PUBLICIDADE

publicidade

A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos, fundada em 1945, coloca assim um lanche ou uma bucha disposição de famílias e grupos de amigos que tenham interesse pela gastronomia costeira. Uma enorme variedade de peixe de excelente qualidade confeccionado de mil e uma maneiras, sempre um paladar único, na companhia do mestre Carlos Afonso, os maquinistas João Alberto, António Badito, o pescador José Vieira as peixeiras Odília, Lucília ou a dona Ermelinda.

Gente de rugas fundas do sol e do sal e da vida dura de um terra onde a pobreza material foi uma realidade, compensada por vivências ricas cheias de saberes criados entre a razão e emoção de remar contra com vagas de quatro metros ou canastra à cabeça entre a escura madrugada entre relâmpagos e chuva para chegar às ruas das cidades e das vilas aos primeiros raios de sol ecoando “Olhó carapau da Costaaaaaaaaaaa”.

 + INFORMAÇÃO

facebook.com/casadospescadores

facebook.com/costadelavospraiapedagogica

costapraiapedagogi.wix.com/cpescadores

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE