Coimbra

Exames e o sistema educativo na Coreia do Sul em conferência na UC

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 16-09-2015

Poderemos nós compreender melhor a problemática dos exames nacionais, através do estudo de outros sistemas educativos e dos seus exames?

PUBLICIDADE

“Os exames e o sistema educativo na Coreia do Sul” é o tema da 5ª conferência pública, a decorrer no próximo sábado, dia 19 de setembro, pelas 10 horas, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projeto de investigação “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países”, em curso na Universidade de Coimbra.

Jaime Carvalho e Silva, coordenador da investigação, explica que a Coreia do Sul «tem um sistema educativo único no mundo, construído ao longo da sua história muito própria e também muito influenciado pela ocupação japonesa e pela guerra civil que provocou uma forte influência americana. Há quem chame à Coreia o país do exame único, na medida em que há apenas um exame que conta verdadeiramente para o futuro dos alunos, o exame de acesso ao ensino superior».

PUBLICIDADE

«Há apenas um dia de exames (todos os exames são feitos no mesmo dia). Nesse dia o país praticamente para: não há aviões durante as provais orais, os funcionários entram mais tarde, a polícia está de prevenção, as estradas são deixadas livres para os estudantes que se dirigem aos locais de exame. Na Coreia do Sul 100% dos pais querem que os seus filhos entrem na universidade», descreve.

O projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE