Coimbra

A 30 de Agosto celebra-se a Revival Night de verão no NB Figueira e Manuel Machado continua em cartaz com ar de galã dos anos 80

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 30-08-2013

Hoje é sexta-feira, 30 de agosto, ducentésimo quadragésimo segundo dia do ano e Dia Internacional do Desaparecido. Faltam 123 dias para o final de 2013. Este dia é dedicado à Beata Joana Jugan, fundadora da Obra das Irmãzinhas dos Pobres, e a São Fiacre, Bispo e Confessor. Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 05 de setembro, às 12:36.

PUBLICIDADE

O Sol nasce às 07:04 e o ocaso regista-se às 20:10.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:32, a baixa-mar, às 04:49 e 17:48.

PUBLICIDADE

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem, destacando-se a escritora inglesa Mary Wollstonecraft Shelley, autora de “Frankenstein” (1777), o físico Ernst Rutherford (1871) e a atriz Cameron Diaz (1972). No ano 30 a.C, suicidava-se Cleópatra do Egito. Em 1585, morria o compositor italiano Andrea Gabrieli. Em 1645, índios americanos firmavam o tratado de paz com os holandeses de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque. Em 1808, era assinada a convenção de Sintra, que pôs termo à primeira invasão francesa.

Em 1852, era criado o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, integrando uma secretaria-geral, a Direcção das Minas e Obras Públicas, a Direcção da Agricultura, a Direcção do Comércio e Manufacturas e a Repartição de Contabilidade. Fontes Pereira de Melo era o ministro nomeado para o novo departamento do Estado. Em 1928, era formada a Liga da Independência da Índia. Em 1941, na II Guerra Mundial, as tropas alemãs cercavam Leninegrado. Em 1960, a Alemanha Oriental impunha um bloqueio parcial a Berlim ocidental. Em 1963, no último dia das conversações entre o subsecretário de Estado norte-americano, George Ball, e o ditador português Oliveira Salazar, o representante de John Kennedy deixava clara a necessidade de Portugal reconhecer o direito à autodeterminação dos territórios em África.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 1975, o primeiro-ministro Vasco Gonçalves era demitido, iniciando-se as negociações para a formação do VI Governo Provisório, numa coligação entre o PPD, PS e PCP. Em 1980, eram assinados os acordos de Gdansk, que criaram o sindicato polaco Solidariedade. Em 1981, morria Armando de Lucena, 82 anos, cientista e antigo professor da Universidade de Coimbra. Em 1982, o líder da OLP Yasser Arafat era obrigado a deixar Beirute, no Líbano, cidade onde tinha instalado o quartel-general. Em 1984, o pintor surrealista espanhol Salvador Dali sofria graves queimaduras, no incêndio do Castelo de Pubol. Em 1987, o atleta canadiano Ben Johnson colocava, pela primeira vez, o recorde mundial dos 100 metros num valor abaixo dos 10 segundos, ao completar a prova em 9,83 segundos.

Em 1991, o Azerbaijão declarava a independência. Em 1993, Israel e a OLP aprovavam o projeto de autonomia da faixa de Gaza e Jericó. Em 1995, o prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional era atribuído presidente da República Portuguesa, Mário Soares. Em 1996, morria o escritor cubano José Puig, 79 anos.

Em 1999, mais de noventa por cento dos timorenses acorriam às urnas para votar no referendo sobre o estatuto de Timor-Leste. Em 2001, elegiam, pela primeira vez, em plena democracia, uma administração para o território, cabendo a vitória à FRETILIN.

Em 2003, na “rentrée” política, o antigo primeiro-ministro português, Durão Barroso, pedia a confiança dos portugueses para mais uma legislatura, até 2010, alegando que o seu projeto não era de curto prazo. No mesmo dia, morria o ator norte-americano Charles Bronson, 81 anos.

Em 2004, o navio-clínica holandês Born Diep, da organização pela descriminalização do aborto Women on Waves, fundeava ao largo da Figueira da Foz, em águas internacionais.

Em 2005, a passagem do furacão Katrina no Louisiana destruía grande parte da cidade de Nova Orleães e localidades vizinhas. Neste dia, pela primeira vez, o barril de petróleo atingia os 70 dólares.

Em 2006, o Conselho Superior de Defesa Nacional aprovava o envio para o Líbano de uma companhia de 140 militares de engenharia, para integrar a Força Interina das Nações Unidas – FINUL. Entrava em vigor a nova Lei de Programação Militar. E morriam Naguib Mahfouz, 94 anos, escritor egípcio, o único árabe a receber o Nobel da Literatura, e Glenn Ford, 90 anos, ator norte-americano, coprotagonista de “Gilda”, com Rita Hayworth.

Em 2007, o governo aprovava o decreto regulamentar do novo Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Cidadãos Estrangeiros de Território Nacional, a chamada Lei da Imigração. Morria José Luís de Vilallonga, 87 anos, ator e escritor espanhol, autor de uma das biografias autorizadas do Rei de Espanha, trabalhou com realizadores como Louis Malle e Blake Edwards.

Em 2008, centenas de milhares de mexicanos saíam à rua em mais de 70 cidades para gritar “basta” ao crime organizado e à impunidade dos criminosos, em marchas do movimento “Iluminemos o México” promovidas por todos os estratos sociais do país.

Em 2010, o realizador francês Alain Corneau, que rodou filmes como “Nocturno Indiano” ou “Tous les matins du monde”, morria aos 67 anos, em Paris.

Em 2011, o Congresso de Deputados espanhol aprovava, numa sessão marcada por alguma tensão, a alteração do artigo 135.º da Constituição para impor um limite ao défice, com os votos favoráveis dos maiores partidos. Na mesma data, David Edwards, guitarrista norte-americano considerado como um dos últimos nomes do blues da geração dos anos 1930, morria os 96 anos, em Chicago, nos Estados Unidos.

Em 2012, o Marítimo qualificava-se pela primeira vez na sua história para a fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Dila Gori, na Geórgia, por 2-0, em encontro da segunda mão do play off.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE