Coimbra

Vamos à horta solidária?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-09-2015

Nas imediações da cidade de Oliveira do Hospital nasceram as Hortas Solidárias, ao abrigo do projeto “Ideias LeguminOHsas” que tem como parceiros fundadores a Obra D. Josefina da Fonseca e o Município de Oliveira do Hospital, onde os beneficiários têm colhido frutos do seu trabalho agrícola.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

Nas dez parcelas de terreno são visíveis o empenho e dedicação dos beneficiários deste projeto iniciado no final de maio, e onde tem nascido de tudo um pouco, tal é a diversidade hortícola.

PUBLICIDADE

Nesta semana, as Hortas Solidárias foram visitadas pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, pelo vice-presidente, José Francisco Rolo, e pela vereadora da Educação, Graça Silva; acompanhados pelos elementos da direção da Obra D. Josefina da Fonseca. Os responsáveis tiveram oportunidade de constatar os resultados visíveis deste projeto que promove o cultivo de produtos hortícolas, bem como de contactar com os beneficiários que se encontravam presentes naquele momento.

As Hortas Solidárias de Oliveira do Hospital visam reforçar o apoio social às famílias mais desfavorecidas do concelho; complementar fontes de subsistência alimentar das famílias; desenvolver hábitos alimentares saudáveis; preservar práticas agrícolas com cariz biológico e tradicional.

A dedicar-se “pela primeira vez à agricultura”, António Lourenço, que partilha uma parcela de terreno com outra família, frisa, “estamos a ter bons resultados”. “Tinha algum tempo livre” conta, enquanto prepara as cebolas que acabou de colher para levar para casa, e por isso decidiu abraçar este desafio que “está a correr muito bem”.

PUBLICIDADE

publicidade

Saber o que se está a comer é outro dos aspetos sublinhados pelos participantes, como José Santos que alerta para o facto de ser “tudo produtos biológicos” sem recurso a curas químicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE