Cidade

União das Freguesias de Coimbra cria plataforma online para distribuir excedente de restaurantes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-10-2020

Evitar o desperdício e ao mesmo tempo apoiar na alimentação famílias carenciadas de Coimbra é a missão do projecto Alimente a Partilha apresentado pela União de Freguesias de Coimbra e pela AHRESP, no Salão Brazil, em Coimbra.

PUBLICIDADE

“O sistema é muito simples”, explicou ao Notícias de Coimbra o presidente da União de Freguesias. Cada “restaurante coloca na plataforma online o número de refeições excedentes”. No momento seguinte o programa informático Alimente a Partilha vai calcular, por entre os dados das famílias carenciadas, introduzidos autorização, a quem entregar as refeições.”

PUBLICIDADE

“Um algoritmo vai selecionar quais são as famílias que existem nas proximidades e que há mais tempo estão sem receber o apoio desta plataforma. Recebem uma mensagem de texto no telemóvel (SMS) para irem recolher a refeição ao restaurante, afirmou o presidente João Francisco Campos.

Todo o processo é realizado sem intermediários, o que nestes tempos de pandemia “é uma grande vantagem” afirmou
A Junta de freguesia investiu na plataforma informática e vai entregar as embalagens das refeições aos restaurantes e, em cada dia, são as pessoas selecionadas pelo computador que vão recolher as suas próprias refeições.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi esta “uma das adaptações” ao projecto por causa da covid-19, explicou o presidente da Junta, recordando que antes das exigências apertadas de segurança nos restaurantes estava previsto que as “pessoas levassem as próprias embalagens”.

O autarca explicou também durante a apresentação pública da plataforma, realizada no Salão Brazil, na baixa de Coimbra, que não se trata de uma ideia para estes tempos de coronavírus, mas de um projecto que veio para ficar e que tem uma forte componente do paradigma da economia circular, onde existe desperdício zero.

“Muitas vezes esquecemo-nos que chegamos ao meio do ano e já gastámos todos os recursos naturais” do planeta, recorda e afirma que “tem havido um incentivo da União Europeia e dos fundos comunitários para a Economia Circular, mas muito pouco para as freguesias, tendo sido cancelado este ano o único programa destinado às freguesias” denominado Juntar.

A junta de freguesia assume o projecto como uma ferramenta de ajuda social local, para além da ajuda que já é entregue às 175 famílias identificadas por outras ações desta autarquia e pelas organizações de cariz social da União de Freguesias.
A Comissão Social da União das Freguesias de Coimbra, composta pelas “fantásticas instituições” locais, trabalha em articulação com o gabinete social da União de Freguesias também neste projeto, afirma.

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) associou-se desde o primeiro momento ao “Alimentar a Partilha” através da coordenação dos processos nos restaurantes, nomeadamente na organização das entregas, disse José Madeira, recordando a importância da entrega das refeições embaladas, perante a necessidade atual de ainda maior higiene. “Não é agradável ter quatro e cinco pessoas à espera enquanto se tem de desinfetar as mesas e higienizar o espaço e depois entrar alguém com um saco de plástico ou uma mochila” para recolher o jantar, disse o representante da AHRESP de Coimbra.

E realça: “Os restaurantes e o comércio local estão a viver dificuldades históricas, com muitos problemas para resolver” mas mesmo assim os associados de Coimbra da AHRESP “aceitaram mais este desafio e disponibilizaram-se para contribuir para a sociedade e para quem mais precisa”.

“Alimente a partilha” baseia-se num software de gestão de combate ao desperdício alimentar para ajudar os restaurantes a rentabilizar excedentes e em simultâneo apoiar agregados familiares em situação de vulnerabilidade social com o acesso a uma refeição. Muitos estabelecimentos de restauração e hotelaria, no final do dia, ficam com excedentes alimentares que não são vendidos e estão em perfeitas condições para serem consumidos.

Trata-se de um sistema totalmente automatizado e controlado por computador e por isso não carece de trabalhadores ou voluntários para gerir o processo. Não há necessidade de ter uma equipa de transporte de comida uma vez que o software faz a ligação virtual entre os restaurantes dadores e a famílias beneficiárias e sendo o processo baseado na proximidade, as refeições são entregues pelos restaurantes às famílias das respetivas áreas de residência.

A União das Freguesias de Coimbra controla todo o processo, adicionando os restaurantes e as famílias e o cruzamento de informação é efetuado pelo programa. Os estabelecimentos aderentes indicam o número de refeições que têm disponíveis para doar. Após cruzamento automático da informação pelo programa, as famílias recebem uma mensagem escrita no telemóvel (sms) indicando onde devem levantar a refeição.

De forma automática, a aplicação faz o cruzamento do número de refeições que o estabelecimento tem para doar, com os agregados familiares com residência mais próxima, que reúnam condições para receber a mesma. De seguida a aplicação gera um código e envia uma mensagem escrita a informar que o agregado familiar X refeições disponíveis para levantar no estabelecimento Y. Já no estabelecimento parceiro, basta o indivíduo mostrar a sms para confirmar a identificação e ser-lhe entregue a refeição. Por razão de proximidade com os agregados familiares, é dada preferência a parceiros da área geográfica da União das Freguesias de Coimbra. O desenvolvimento da aplicação é iniciativa da União das Freguesias de Coimbra e a sua utilização não tem nenhum custo financeiro para os parceiros e beneficiários.

Por exemplo, supondo que um restaurante tem três sopas para doar. A aplicação vai cruzar informações e procurar nos dados quais sãos os agregados familiares residentes na proximidade do restaurante composto por três elementos, ou um agregado de dois elementos e outro de um elemento ou três agregados familiares unipessoais.

A aplicação gera um código e envia uma SMS para o agregado familiar selecionado e o restaurante é informado do código. O beneficiário, quando vai ao restaurante, para se identificar, mostra a sms que recebeu com o código para levantar a refeição que lhe foi doada.

São ainda parceiros do projecto, para além da AHRESP, o Banco Alimentar, Refood, APBC, Jazz ao Centro e os restaurantes aderentes até hoje são o Carmina de Matos, Cervejaria do Parque, Cova Funda, Luca, Mijação, O Cantinho dos Reis, Toledo e Solar do Bacalhau.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE