Coimbra

Trotinetes à solta em Coimbra já provocaram uma dezena de feridos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-08-2021

Nos últimos três meses ocorreram 11 acidentes com trotinetes em Coimbra com registo de 10 feridos, um dos quais  grave na Figueira da Foz, de acordo com dados divulgados pelo Comando Distrital da PSP.

PUBLICIDADE

A informação disponibilizada pelo Intendente Nuno Dinis indica que desde 1 de maio de 2021 e até ao momento a PSP local registou na sua área de atuação um total de 11 acidentes, dos quais 10 em Coimbra e um na Figueira da Foz.

Destes acidentes resultou um ferido classificado como grave na praia da claridade e nove feridos considerados como ligeiros na cidade dos estudantes, de acordo com os dados provisórios da PSP.

PUBLICIDADE

Atualmente em Coimbra são duas as empresas a prestar serviços de trotinetes elétricas partilhadas, a Bird e a Bolt. O Notícias de Coimbra contactou estas empresas de forma a compreender que sensibilização é feita para os utilizadores deste serviço e como é garantida a segurança dos mesmos.

Ao Notícias de Coimbra a Bolt afirma que até ao momento não recebeu nenhum relatório sobre incidentes com as suas trotinetes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Se recebermos alguma indicação nesse sentido, a nossa equipa colaborará com as autoridades competentes e ajudará em toda a investigação sobre o assunto. O nosso objetivo não se limita apenas a tornar a deslocação de trotinetes elétricas mais sustentável, como também mais segura”, afirma.

De forma a incentivar a uma utilização responsável, a Bolt disponibiliza dicas para uma condução responsável e uma funcionalidade para iniciantes que permite limitar a velocidade máxima para 10km/h.

“Além disso, todos os veículos têm uma funcionalidade que permite aos utilizadores ouvir mensagens áudio durante as suas deslocações sobre o estado do veículo e do percurso, e alertar para quando entram numa zona em que a velocidade máxima é limitada”.

A Bolt esclarece assim que “a segurança e o bem-estar dos utilizadores sempre foi, e sempre será, a principal prioridade”.

Também a Bird, a outra operadora a atuar em Coimbra, refere que a segurança é a sua maior preocupação.

“A Bird dispõe de várias formas de promoção de segurança, desde o tutorial obrigatório para todos os novos utilizadores de trotinetes partilhadas Bird, uma opção de velocidade máxima limitada para novos utilizadores, oferta gratuita de capacetes ou tecnologia de segurança nos veículos que não permite a iniciação de uma viagem quando é detetada alguma anomalia eletronicamente”.

Questionada sobre a o uso de proteção nas suas trotinetes partilhadas que atingem a velocidade máxima de 25km/h, a Bird esclarece que “o uso de capacetes não é obrigatório (na lei)”, mas a empresa recomenda sempre que os utilizadores usem capacetes.

Em caso de acidente com um utilizador das trotinetes Bird, a empresa assume que tem “uma vasta gama de coberturas de seguro, tal como é exigido em Portugal, e cada situação e incidente é único”. Adianta contudo que “a responsabilidade por acidentes com trotinetas Bird depende da causa do acidente”.

Sobre o número de acidentes nos últimos três meses em Coimbra, a Bird refere que os acidentes com trotinetas Bird scooters são muito raros. Sobre o acidente na Figueira da Foz do qual resultou um ferido grave, a Bird esclarece que não tem serviços na cidade.

Em Coimbra, as primeiras trotinetas elétricas começaram a circular no início de março de 2019, mas oito meses depois deixaram a cidade. A Lime estreou-se em março de 2019, mas em agosto deixou de estar presente. Também a Voi anunciou em outubro de 2019 que ia deixar de operar. Seguiu-se a Flash que começou a trabalhar  em março, e em novembro de 2019 a Circ (antiga Flash) já não fazia parte da oferta.

Um ano e meio depois as trotinetes elétricas regressaram à capita de distrito. Em março de 2021 a Bird retomou este serviço na cidade, e em julho seguiu-se a Bolt. Neste momento são as duas empresas na região que prestam este serviço de trotinetes partilhas.

Para os utilizadores de trotinetes elétricas em Coimbra, as viagens têm custo de cinco cêntimos por minuto na Bolt e 15 cêntimos ao minuto pela Bird. A reserva bem como o pagamento são efetuados pelas aplicações das operadoras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE