Saúde

Tem mais do que 59 anos? Descoberto sintoma de Alzheimer que surge nesta idade

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 31-01-2024

Doentes com um subtipo menos comum de Alzheimer podem apresentar os primeiros sinais da doença até dois anos antes de demonstrarem falhas de memória.

PUBLICIDADE

A descoberta foi publicada na revista The Lancet Neurology e o estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Ao avaliarem 1.092 doentes, oriundos de 16 países, diagnosticados com atrofia cortical posterior (ACP), um subtipo raro da doença de Alzheimer, os cientistas descobriram que a doença começa a afetar a visão destas pessoas por volta dos 59 anos. Os doentes apresentam dificuldades para ler e conduzir, por exemplo.

PUBLICIDADE

Os investigadores estimam que 10% de todos os casos de Alzheimer sejam de ACP. As mulheres representam a maioria dos casos.

“Precisamos de mais estar mais consciencializados sobre a ACP para que a doença possa ser sinalizada pelos médicos. A maioria dos doentes consulta o oftalmologista quando começa a apresentar sintomas visuais. Precisamos de melhores ferramentas em ambientes clínicos para identificar estes doentes precocemente e tratá-los”, diz a investigadora Marianne Chapleau, coautora do estudo, citada pelo Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que é uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro, e que é a forma mais comum de demência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE