Desporto

50 000 pombos-correio vão voar 700 quilómetros!

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 29-04-2024

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) anuncia a realização, no p sábado, dia 4 de maio, da Prova Nacional de Fundo Valência 2024, um evento de grande dimensão e espetacularidade que promete captar a atenção e admiração de todos os amantes da Columbofilia e do público em geral. Este ano, cerca de 50 mil pombos-correio (47.675 inscritos) vão atravessar a Península Ibérica, cobrindo uma distância de aproximadamente 700 quilómetros.

PUBLICIDADE

Os participantes representam 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos, de norte a sul do país, numa exibição notável de velocidade, resistência e habilidade.

Os pombos-correio vão sair de Portugal na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, rumo a Valência (Espanha). A viagem é feita em 13 camiões TIR devidamente equipados e preparados para garantir o seu conforto e segurança. A chegada dos pombos-correio a Valência está marcada para a tarde de sexta-feira, dia 3 de maio, onde, após um merecido período de descanso e recuperação, os cerca de 50 mil pombos serão soltos em simultâneo, no sábado, dia 4, ao nascer do dia, num momento de grande impacto.

PUBLICIDADE

Depois da solta, os pombos-correio voarão rumo aos seus pombais, localizados em vários pontos de Portugal, em voos que podem durar 10 horas e distâncias que podem chegar aos 700 quilómetros. Por uma questão de igualdade e justiça, será anunciado um vencedor por distrito.

Esta competição, reconhecida pela sua exigência e espetacularidade, atrai praticantes de todo o mundo e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), destacando-se como um evento de renome internacional. Na edição deste ano, e no âmbito da temática da Ética do Desporto, a prova realizar-se-á sob o mote: 𝐄𝐮 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐨 𝐦𝐞𝐮 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨. #𝐞𝐭𝐢𝐜𝐚𝐧𝐚𝐜𝐨𝐥𝐮𝐦𝐛𝐨𝐟𝐢𝐥𝐢𝐚. Sendo esta a expressão do compromisso coletivo em promover valores de respeito mútuo, fair-play e responsabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Com esta iniciativa, considerada a maior solta de pombos-correio da Europa, a Federação Portuguesa de Columbofilia reafirma o seu papel de destaque no panorama columbófilo internacional, estabelecendo-se como um exemplo para outras organizações em todo o mundo. Para os aficionados desta modalidade única, a Prova Nacional de Fundo Valência 2024 oferece uma oportunidade imperdível de testemunhar um espetáculo inesquecível, que certamente marcará um lugar na história da Columbofilia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE