Desporto

50 000 pombos-correio vão voar 700 quilómetros!

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 29-04-2024

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) anuncia a realização, no p sábado, dia 4 de maio, da Prova Nacional de Fundo Valência 2024, um evento de grande dimensão e espetacularidade que promete captar a atenção e admiração de todos os amantes da Columbofilia e do público em geral. Este ano, cerca de 50 mil pombos-correio (47.675 inscritos) vão atravessar a Península Ibérica, cobrindo uma distância de aproximadamente 700 quilómetros.

PUBLICIDADE

Os participantes representam 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos, de norte a sul do país, numa exibição notável de velocidade, resistência e habilidade.

Os pombos-correio vão sair de Portugal na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, rumo a Valência (Espanha). A viagem é feita em 13 camiões TIR devidamente equipados e preparados para garantir o seu conforto e segurança. A chegada dos pombos-correio a Valência está marcada para a tarde de sexta-feira, dia 3 de maio, onde, após um merecido período de descanso e recuperação, os cerca de 50 mil pombos serão soltos em simultâneo, no sábado, dia 4, ao nascer do dia, num momento de grande impacto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Depois da solta, os pombos-correio voarão rumo aos seus pombais, localizados em vários pontos de Portugal, em voos que podem durar 10 horas e distâncias que podem chegar aos 700 quilómetros. Por uma questão de igualdade e justiça, será anunciado um vencedor por distrito.

PUBLICIDADE

Esta competição, reconhecida pela sua exigência e espetacularidade, atrai praticantes de todo o mundo e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), destacando-se como um evento de renome internacional. Na edição deste ano, e no âmbito da temática da Ética do Desporto, a prova realizar-se-á sob o mote: 𝐄𝐮 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐨 𝐦𝐞𝐮 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨. #𝐞𝐭𝐢𝐜𝐚𝐧𝐚𝐜𝐨𝐥𝐮𝐦𝐛𝐨𝐟𝐢𝐥𝐢𝐚. Sendo esta a expressão do compromisso coletivo em promover valores de respeito mútuo, fair-play e responsabilidade.

Com esta iniciativa, considerada a maior solta de pombos-correio da Europa, a Federação Portuguesa de Columbofilia reafirma o seu papel de destaque no panorama columbófilo internacional, estabelecendo-se como um exemplo para outras organizações em todo o mundo. Para os aficionados desta modalidade única, a Prova Nacional de Fundo Valência 2024 oferece uma oportunidade imperdível de testemunhar um espetáculo inesquecível, que certamente marcará um lugar na história da Columbofilia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE