Vamos

Teatrão celebra “49 Primaveras de Liberdade” com várias atividades

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-04-2023

O Teatrão vai celebrar o 25 de Abril com atividades espalhadas ao longo de uma semana. “49 Primaveras de Liberdade” é o título dado a estes dias de comemorações, que vão incluir dois espetáculos diferentes, num total de quatro datas, e ainda três conversas abertas ao público.

PUBLICIDADE

Esta celebração do Dia da Liberdade começa no dia 24, às 21:30, com “Atlas da Boca”, de Gaya de Medeiros, um espetáculo integrado no Abril Dança Coimbra e com curadoria de Rui Horta. Depois, a festa continua no Ateneu de Coimbra, onde as comemorações se vão fazer pela noite dentro, começando com a habitual Queima do Facho.

Nos dias 24 e 25, as comemorações prosseguem até Ílhavo, com duas sessões de “Os Cadáveres São Bons Para Esconder Minas” a decorrer na Casa Cultura Ílhavo. As formas terríveis como a Guerra Colonial afetou a sociedade portuguesa serão novamente auscultadas, depois de uma temporada de sucesso em Coimbra, no final do ano passado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Já no dia 27, os militares regressam a Coimbra para participar e ler alguns excertos de “Os Cadáveres São Bons Para Esconder Minas” nas Conversas na Comunidade. “O 25 de Abril e os Militares” é o título desta conversa.

PUBLICIDADE

As atividades terminam com três sessões de “Revolution (Título Provisório)”. Nos dias 29 (21:30), 30 de abril e 1 de maio (19:00), a cocriação descentralizada de ASTA, Baal17, d’Orfeu e Teatrão passará pela OMT para ver se a esperada revolução sempre vem e medir o pulso às democracias que, entre um aceleracionismo delirante e ciclos políticos sem reformas estruturantes, não permitem um vislumbre claro do futuro.

No dia 28 de abril às 18:00, haverá ainda uma conferência paralela ao espetáculo intitulada “Democracia – um conceito em (r)evolução?: Participação e democracia”, organizada pelo Teatrão e o projeto UNPOP/CES-UC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE