Coimbra

TAGV aposta em projetos de formação em coprodução com teatros nacionais e internacionais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-07-2020

Até 31 de julho, continua a decorrer a Open Call END+ Laboratório de Investigação. Serão selecionados 3 autores e artistas das áreas do teatro, dança e performance para um período de formação e residências artísticas de curta duração.

PUBLICIDADE


Coimbra fará parte do circuito do END+ Residência Artística, de 19 a 21 de outubro, resultado da coprodução do TAGV com o Centro Cultural Vila Flor, o Teatro Viriato e O Espaço Do Tempo. O programa END+ é um spin-off dedicado à formação do Festival Encontros de Novas Dramaturgias, que celebra 10 anos de atividade em 2020, parte deles em parceria com o TAGV.


O programa realiza-se através de um conjunto de residências artísticas de curta duração, nas várias cidades parceiras do projeto, entre outubro de 2020 e maio de 2021. Entre as etapas de trabalho presenciais, a continuidade formativa dos projetos de escrita é assegurada por Lígia Soares (dramaturga, encenadora, coreógrafa e intérprete), Patrícia Portela (dramaturga, encenadora e romancista) e Rui Pina Coelho (dramaturgo, professor, investigador e diretor do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa), através de um acompanhamento tutorial que prolonga assim o diálogo com os autores-formandos. Os três autores-formandos serão desafiados a apresentar (num formato a definir) o projeto literário que resultou do LIFCA/END+ no Festival END (outubro/novembro de 2021).

PUBLICIDADE

No âmbito do programa Prática como Investigação – iniciativa do TAGV para apoio de projetos de mestrado ou doutoramento com componentes práticas e de experimentação, em curso na Universidade de Coimbra, no domínio das artes – estão abertas as candidaturas para novo projeto que terá a duração de 4 meses, com início em setembro. A formação, com direção de Cristiana Nogueira (professora, artista e investigadora), tem como objetivo ampliar a pesquisa iniciada num contexto individual, a partir do livro/objeto “crueza ou inventário de um erotismo ingênuo”, exibido na exposição “Atelier Aberto IV – Em Expansão”, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em novembro de 2019. Trata-se de uma investigação imersiva, partindo de conceitos como: violência, erotismo, insólito, exaustão, repetição e autoficção.

Este projeto dirige-se a pessoas com interesse no campo da performance, artes visuais, artes performativas e com interesse em partilhar processos criativos transmidiáticos, com criação não só de performances, mas também de um livro/objeto e diários de bordo que serão partilhados em diferentes média.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto de referência na programação do TAGV nos últimos anos e um dos projetos internacionais mais significativos, a École des Maîtres, conta em 2020/21 com uma edição especial, projetada para se adaptar a este novo momento. A direção artística da École des Maîtres decidiu reorientar o projeto para o campo da escrita para Teatro. O mestre desta edição é o dramaturgo italiano Davide Carnevali e, em vez de contar com atores, passa a envolver oito jovens dramaturgos dos países parceiros (Portugal, França, Itália e Bélgica), num Laboratório de Dramaturgia em Estado de Exceção, sendo desenvolvido remotamente durante um ano. Até 14 de junho de 2021, há a continuação de um trabalho de escrita e encontros online com Davide Carnevali. A 14 de Junho, os oito jovens dramaturgos entregarão a versão final do texto para posterior tradução para as línguas francesa, italiana e portuguesa. Uma série de leituras encenadas dos textos estão previstas em cada um dos espaços parceiros num calendário ainda a definir. O TAGV é parceiro da École des Maîtres com o Teatro Nacional D. Maria II.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE