Mundo

Sismo de 6,2 abala parte da Indonésia

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 16-01-2023

Um sismo abalou hoje parte da Indonésia ocidental, mas as autoridades não registaram relatos imediatos de vítimas graves ou danos.

PUBLICIDADE

O epicentro do sismo de magnitude 6,2 localizou-se a 40 quilómetros ao largo e sudeste de Singkil, na província de Aceh, enquanto o hipocentro foi registado a 37 quilómetros de profundidade, de acordo com o instituto geológico dos Estados Unidos, USGS.

Não foi emitido qualquer alerta de tsunami pela Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia.

PUBLICIDADE

A Indonésia, um arquipélago com mais de 270 milhões de habitantes, regista frequentemente sismos e erupções vulcânicas por estar localizado no chamado “anel de fogo” do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, e com perto de 120 vulcões ativos.

Em 21 de novembro, pelo menos 331 pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas, na sequência de um sismo de magnitude 5,6 na cidade de Cianjur, em Java Ocidental.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2018, cerca de 4.340 pessoas morreram num sismo e tsunami nas Celebes, ilha indonésia a leste de Bornéu.

Em 2004, um sismo no oceano Índico desencadeou um tsunami que causou mais de 230 mil mortos em vários países da região, a maioria delas na província indonésia de Aceh.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE