Shark Tank vai ajudar projecto de criação de empresas de Turismo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-07-2017

A equipa do programa de televisão Shark Tank vai coordenar o FabTur Cidadão – Rumo ao Turismo 4.0, projeto de apoio à criação e desenvolvimento de empresas nas áreas do Turismo, foi hoje anunciado em Coimbra.

PUBLICIDADE

coimbra-universidade-2-832x468

Projeto de âmbito nacional, o FabTur é uma iniciativa do Turismo de Portugal e de associações empresariais que “visa a aceleração de ideias e projetos aplicados ao Turismo privilegiando a incorporação tecnológica”. O projeto conta com o apoio tecnológico da FabLabs Portugal, associação que reúne Laboratórios de Fabricação Digital (FabLabs) que operam a nível nacional.

PUBLICIDADE

Na prática, explicou hoje em Coimbra o empresário Pina Prata, responsável pela Novotecna (uma das entidades envolvidas), o projeto irá ajudar a encontrar boas ideias de negócios com forte componente tecnológica na área do Turismo, apoiando os empreendedores nos diversos passos de concretização do negócio.

“A chegada da Internet das Coisas está a mudar a realidade e as regras da economia em todos os setores a um nível nunca antes visto”, disse o empresário a uma plateia de potenciais empreendedores, durante uma conferência promovida pela Novotecna.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa irá decorrer até ao final do ano, e vai contar com a Coordenação Técnica da equipa do Shark Tank, que pretende aplicar “uma metodologia de sucesso aferida mundialmente”.

O Shark Tank é um programa de televisão orientado para os negócios, tendo sido nomeado para o prémio “Producers Guild Award “, para os “Emmy” e para “Critics’ Choice Television Award”. Em 2014 ganhou o Emmy para “Outstanding Structured Reality Program”.

Em Portugal, o programa teve também um grande sucesso, tendo os empresários associados investido quase três milhões de euros em mais de 40 negócios diferentes, só em 2015.

O presidente executivo da equipa portuguesa do Shark Tank, Paulo Sousa Marques, revelou hoje que os empreendedores que apresentarem as dez melhores ideias de negócios no âmbito do FabTur Cidadão – Rumo ao Turismo 4.0 terão entrada direta para o ‘casting’ final da terceira temporada do programa, que é transmitido pela SIC.

Além disso, o vencedor do FabTur Cidadão – Rumo ao Turismo 4.0 irá receber um prémio de 15 mil euros (dinheiro e apoio). O segundo classificado receberá seis mil euros e o terceiro dois mil. Serão ainda distribuídos entre quatro a dez apoios de mil euros a projetos que revelem mérito.

“Este é um projeto que sem dúvida merece o nosso apoio”, reconheceu o diretor-coordenador do Turismo de Portugal, Sérgio Guerreiro, que revelou que o setor tem tido “um crescimento notável” nos últimos dois anos.

Sérgio Guerreiro lembrou que o setor apresentou no ano passado um crescimento acima dos 10% em todas as vertentes, situação que coloca Portugal como o 14.º país mais competitivo do mundo na área do Turismo, segundo o World Economic Forum.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE