Saúde

Será que os ovos aumentam mesmo o colesterol?

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 16-10-2023

 O ovo sempre foi um alimento envolto em polémica, devido às suas propriedades e caraterísticas. Porém, nos últimos anos, vários estudos têm mostrado os muitos benefícios e a versatilidade deste alimento que pode ser confecionado estrelado, mexido, escalfado ou cozido e comido ao pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar.

PUBLICIDADE

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, o Blog da Medicare “Mais Saúde” desmitifica alguns preconceitos associados a este alimento tão consumido pelos portugueses.

Entre os seus principais benefícios estão:
– Ajuda a evitar doenças dos olhos, como a degeneração macular associada ao envelhecimento;
– Contribui para o bem-estar cerebral;
– Ajuda à deposição do cálcio ósseo;
– Reforça a função imunitária;
– Contribui pra o ganho de massa muscular, da regeneração das células e da manutenção da imunidade;
– Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

PUBLICIDADE

Há mitos e verdades associados a este alimento:

-Será que os ovos aumentam mesmo o colesterol?
O ovo possui um teor elevado de colesterol e, por isso, foi durante muito tempo tido como prejudicial para a saúde, nomeadamente para as doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronária. De facto, principalmente a gema do ovo contém bastante colesterol e, como tal, pode elevar os níveis de colesterol presentes no sangue. Ainda assim, esse efeito varia de indivíduo para indivíduo.

PUBLICIDADE

publicidade

Por isso, não é linear dizer que os ovos aumentam mesmo o colesterol ou causam problemas cardiovasculares.

Todavia, os ovos não contêm apenas colesterol, conforme a composição nutricional do ovo demonstra. Isso significa que comer ovo de forma moderada é aconselhável, até porque este ingrediente tem uma função cardio-protetora, anti-inflamatória e antioxidante.

– Quantos ovos posso comer por dia?
Apesar do impacto do consumo de ovos nos níveis de colesterol presentes no sangue ser baixo, é importante evitar ingerir outros alimentos com colesterol, nos dias em que comemos ovo, de modo a não ultrapassarmos os 300 mg de colesterol diários.

Esta recomendação deve ser seguida especialmente por quem sofre de doença cardiovascular, diabetes ou tem níveis altos de colesterol LDL (mau colesterol) no sangue, pois estes indivíduos não devem ingerir mais de 200 mg de colesterol por dia. Assim, não ultrapasse a dose diária de um ovo e, nesses dias, tente não comer:
Carnes gordas, fritos, enchidos e produtos lácteos gordos.
 
Um facto é que o ovo é um alimento bom e saudável. O ovo, como qualquer alimento, deve fazer parte de uma dieta equilibrada e variada. É versátil, barato e pode ser confecionado de diversas maneiras, numa grande variedade de pratos. Assim, evitando ultrapassar a porção diária de um ovo, inclua este ingrediente na sua alimentação do dia a dia, não esquecendo de o preservar sempre em locais frescos e de o manusear com especiais cuidados de higiene e de limpeza, de modo a evitar a sua contaminação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE