Coimbra

Semana Cultural da Universidade de Coimbra com 40 iniciativas de 1 a 15 de março (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-02-2022
A 24ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) está de regresso e traz quatro dezenas de iniciativas, sob o tema “Tempo”. O evento, apresentado hoje, decorre de 1 a 15 de março. 
 
A Semana Cultural, defendeu o vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, na apresentação, “espelha a vontade de voltar ao contacto uns com os outros” e terá como “palco de intervenção toda a cidade”, numa “imersão clara em toda a cidade”, e numa “fusão entre a cidade e a universidade”. Com ações a decorrer na Alta, na Baixa, no Exploratório, na margem esquerda do Mondego, etc. 
 
Depois de dois anos com programação online, a iniciativa surge num “momento em que há esperança, em que se deixa para trás a pandemia”, sustentou o responsável.
 
Ao todo estão previstas “35 iniciativas ligadas à semana,” como exposições, instalações, concertos, espetáculos teatrais, e “uma dezena de eventos convergentes, que expandem a reflexão”, referiu o vice-reitor, falando de uma “proposta eclética e transversal” que permite “um diálogo entre gerações”.
 
O tema “Tempo” foi escolhido também em associação à celebração dos 200 anos da independência do Brasil e aos 20 da restauração da independência de Timor “numa homenagem à Lusofonia”. 
 
O concerto de abertura, no dia 1 de março, às 21:30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), está a cargo da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC).  Inspirado no tema “Tempo” conta com a apresentação de algumas obras de Joly Braga Santos. Os bilhetes custam entre os 4€ (para músicos da OUAC) e 8€.
 
Do programa, disponível em programacao_xxiv (uc.pt), destaque também para a Homenagem a Max Stahl, na quarta-feira dia 2 de março, às 18:00, no Atelier A Fábrica – Centro Cultural de Coimbra, com uma exposição de fotografias pessoais e do arquivo do jornalista que documentou o massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli (Timor). Assim como para, no dia seguinte, às 19:00, no Claustro do Colégio das Artes, o espetáculo multimédia “O Tempo Não Para! Brasil 200 Anos”.
 
A Semana Cultural, que conta com o patrocínio do Santander Universidades, encerra a 15 de março com o concerto, no TAGV, “O Antes e o Depois”, que percorre o passado, presente e futuro através da junção em palco de uma antiga estudante da UC e uma das tunas académicas mais antigas do país que continua a ser uma
fonte de inspiração para as novas gerações de estudantes da academia. De regresso à Alma Mater, Lara Martins junta-se à Orquestra da TAUC, para percorrerem o passado, a obra de ilustres personalidades, e recriarem no presente uma história trilhada pela UC. Os bilhetes variam entre os 5 e os 8 euros. 
 
A sessão de apresentação da Semana Cultural contou também com a intervenção de Miguel Matias, do Grémio Operário de Coimbra, e de Eduardo Ribeiro, da TAUC, que são parceiros da iniciativa.

Veja o direto NDC com a sessão de apresentação:

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE