Educação

Seia recebe Encontro Nacional de Estudantes de Turismo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-10-2021

O Município de Seia vai receber, de 6 a 8 de abril de 2022, o Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENETUR) 2022 com o mote “O Interior tem futuro”.

PUBLICIDADE

O ENETUR é uma iniciativa da Associação Fórum Turismo, que tem como objetivo reunir os Estudantes do setor do Turismo para partilharem conhecimentos e experiências com os melhores profissionais de todo o País. Isto será alcançado através de conferências teóricas e práticas referentes às diferentes áreas do setor, desde a aviação, agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, restauração, entre outros. O programa procura dar uma visão 360º sobre o setor aos estudantes que procuram prosseguir os seus estudos ou se preparam para entrar no mercado de trabalho e ainda não sabem em que área querem fazer carreira.

O evento, apresentado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico da Guarda (ESTH-IPG) no passado dia 7 de outubro, terá como mote “O Interior tem futuro”, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Seia e da ESTH-IPG na sua organização.

PUBLICIDADE

Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia, explica que para Seia o ENETUR assenta como “a cereja em cima do bolo” da solução ao problema do despovoamento do território, como resultado do envelhecimento da população, que há muito tempo afeta a região. “Acreditamos que é exatamente pela vinda de jovens para territórios como o nosso que encontraremos uma solução sustentável para este problema. Ou seja, juntamos aquilo que é a vontade de ter um território diferente, com uma sala de visitas para outros que connosco queiram efetivamente construir o presente e o futuro. E portanto vemos num evento como este uma grande oportunidade para o nosso território e também para as suas gentes.”

Alexandre Martins, Diretor da ESTH-IPG, afirma que da parte da escola é com “enorme satisfação” que se associam ao ENETUR, sendo este “um evento marcante na área da educação do Turismo em Portugal” que “permitirá uma enriquecedora partilha e uma esclarecedora reflexão a todos os participantes, quer sejam estudantes do ensino superior ou do ensino profissional das áreas do Turismo, quer sejam profissionais e/ou representantes de diversas empresas, entidades e instituições, públicas ou privadas. Será seguramente uma oportunidade de pensar os caminhos do futuro desta área apaixonante que é o Turismo, sobretudo nesta fase tão desafiante como a que vivemos atualmente.”

PUBLICIDADE

publicidade

Por fim, António Marto, Presidente da Associação Fórum Turismo, esclarece ainda que “o ENETUR será uma oportunidade única para os estudantes ouvirem diretamente dos profissionais das várias áreas do setor, sobre as experiências, vitórias e desafios, que refletem o que é a atualidade do setor hoje em dia. Este tipo de conhecimento é especialmente importante na escolha de uma especialização ou um estágio”, afirma em comunicado.

A pré-inscrição para o ENETUR 2022 abre no dia 25 de outubro com uma surpresa a anunciar, em www.enetur.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE