Coimbra

Saída do presidente da Figueira da Foz obriga a eleições na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-04-2019

A saída de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente vai implicar a realização de eleições para a direção da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, disse hoje à agência Lusa fonte da entidade.

PUBLICIDADE

Além de presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde das Neves era, desde 2014, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, que agrega 19 municípios.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a legislação e com os próprios estatutos da Comunidade, a saída do presidente do Conselho Intermunicipal implica a realização de novas eleições, não só para o lugar de presidente, mas também dos dois vice-presidentes.

PUBLICIDADE

Atualmente estes lugares são ocupados por José Carlos Alexandrino e por José Brito Dias, presidentes das câmaras de Oliveira do Hospital e de Pampilhosa da Serra, respetivamente.

Enquanto não se realizar a nova eleição, a presidência da CIM será desempenhada, interinamente, pelo primeiro vice-presidente do Conselho Intermunicipal, que é José Carlos Alexandrino, disse à agência Lusa o secretário executivo intermunicipal, Jorge Brito.

As eleições deverão ser agendadas pelo próprio Conselho Intermunicipal, que é composto por todos os presidentes das câmaras que integram a Comunidade.

A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra está prevista para 02 de maio, adiantou a mesma fonte.

Constituída em setembro de 2013, a CIM Região de Coimbra é formada pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada (Aveiro) e de Mortágua (Viseu).

João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz desde 2009, vai ser empossado secretário de Estado do Ambiente na quinta-feira, substituindo no cargo Carlos Martins, que pediu a demissão no final da semana passada depois ter sido noticiado que nomeou o primo Armindo Alves para adjunto do gabinete.

Carlos Monteiro, até agora segundo no executivo da Figueira da Foz, assume a presidência do município, disse à agência Lusa fonte do gabinete da presidência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE