Carteira

Sabe quanto gastam os seus eletrodomésticos? É melhor ver estas contas!

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 16-08-2023

 É comum termos vários eletrodomésticos, mas muitas vezes não temos ideia de quanto gasta cada um. Neste sentido, a Selectra fez alguns cálculos que demonstram o valor de alguns aparelhos mais utilizados nas habitações.

PUBLICIDADE

É um facto muitas vezes desconsiderado que os eletrodomésticos exercem um impacto significativo nas faturas de energia. Em muitos casos, os consumidores desconhecem o verdadeiro custo energético associado ao uso destes aparelhos no dia a dia. A Selectra, especialista em tarifas de energia, realizou uma análise para desvendar os valores de consumo dos eletrodomésticos mais comuns.

Através dos valores da tarifa simples e bi-horária, obtivemos resultados que demonstram o consumo dos aparelhos ao longo de uma hora por dia, durante um mês de 30 dias.

PUBLICIDADE

Não obstante, convém referir que as discrepâncias nos valores gastos também estão associadas ao perfil específico de cada consumidor, bem como ao regime em que cada lar se encontra. Além disso, o tarifário escolhido também exerce influência nos custos finais, como a própria insolação e isolamento térmico da habitação, no que toca aos aparelhos de aquecimento e arrefecimento.

Os resultados da análise demonstraram alguma diversidade nos valores de consumo em relação às diferentes tarifas contratadas e aos equipamentos utilizados. Por exemplo, numa tarifa simples, a utilização de um micro-ondas revelou-se aproximadamente 70% mais económica do que a utilização de um forno e, numa tarifa bi-horária, cerca de 60% mais económica.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, verificou-se que a utilização de uma ventoinha de teto apresenta uma economia de sensivelmente 93% em comparação com o ar condicionado numa tarifa simples e em torno de 92% numa tarifa bi-horária.

Estes resultados reforçam a importância de uma abordagem consciente ao uso dos eletrodomésticos. Compreender o consumo energético dos aparelhos que usamos diariamente é o primeiro passo para tomar decisões mais informadas e eficientes no que toca ao uso de energia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE