Região

Sabe o que são dolinas? Soure tem uma rota para as mostrar (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-03-2022

O município de Soure apresentou no terceiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, esta sexta-feira, a rota das dolinas e a do arroz. A autarquia convidou ainda a Go Ride, uma empresa local dedicada ao turismo de natureza e a percursos de bicicleta, para mostrar como está a explorar o território.

PUBLICIDADE

As dolinas do Planalto do Sicó são depressões geológicas mais ou menos circulares, existentes em terrenos calcários cársicos, resultantes da dissolução química das rochas ou de erosão subterrânea, constituindo depósitos naturais de água. A Grande Rota das Dolinas situa-se na freguesia de Degracias e Pombalinho e tem 23,5 km. O percurso permite a visita a seis dolinas – a de Quatro Lagoas, a de Vale Centeio, a de Cotas, a do Canhão do Poio, a Senhora da Estrela e a de Casais de São Jorge. 

Também a Rota do Arroz foi mostrada aos visitantes da BTL. Este percurso linear tem 4,5 Km de extensão, privilegia as temáticas rural e natural, uma vez que se desenvolve maioritariamente ao longo da margem direita do rio Arunca, desde os campos de cultivo do arroz, em Vila Nova de Anços, à zona de proteção especial para a avifauna do Paul da Madriz, no limite sul do Casal do Redinho.

PUBLICIDADE

A pandemia, explicou ao Notícias de Coimbra, a vereadora da Câmara Municipal de Soure, Teresa Pedrosa, “fez repensar a forma de agir e de estar e como utilizar as potencialidades naturais como promover o território”. Nesse sentido, adiantou, o objetivo é “impulsionar a nova forma de fazer turismo” e, por isso, convidaram também a empresa sourense Go Ride. Miguel Pardal, o responsável, explicou que o que pretendem oferecer é “uma experiência turística 360 graus, 100% genuína e o mais próxima possível dos habitantes locais”. 

Veja o direto NDC com Teresa Pedrosa e Miguel Pardal:

PUBLICIDADE

publicidade

Veja, a partir do Facebook do NDC, a apresentação de Soure na BTL:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE