Política

Rui Moreira lamenta que suspensão da vacinação em centro no Porto sirva de “chicana política”

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-08-2021

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, lamentou hoje que a suspensão da vacinação contra a covid-19 no Queimódromo sirva para “chicana política” e pressão para não reabertura da infraestrutura, que defende ser importante para a população.

PUBLICIDADE

“O que nos custa a nós é que por causa da chicana política esteja o senhor deputado Barbosa Ribeiro a não abrir o centro [de vacinação no Queimódromo], porque essa é que é a questão. E se é esse o trunfo, eu não jogo com esses trunfos”, declarou em resposta às críticas do candidato do PS à Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro.

Tiago Barbosa Ribeiro, mostrou-se hoje solidário com a ‘task-force’ na suspensão da vacinação no Queimódromo do Porto, tendo acusado o presidente da autarquia de “passar culpas” e exigido o apuramento de responsabilidades.

PUBLICIDADE

Numa conferência de imprensa convocada ao final da tarde, o presidente da Câmara do Porto e candidato independente nas eleições autárquicas de 26 de setembro, deixou claro que continuará a “pressionar o governo, por muito que isso custe ao deputado Barbosa Ribeiro”, acusando o socialista de descer “ao mais baixo da política”.

“É absolutamente lamentável, absolutamente lamentável e é baixar ao baixo mais baixo nível da política quando subitamente aquilo que é um problema que já surgiu noutros lados agora serve para chicana política, porque ainda por cima isso representa uma crítica ao Ministério da Saúde”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Salientando que ninguém acredita que o Ministério da Saúde abriu o centro de vacinação do Queimódromo “porque o presidente da Câmara assim o entendeu”, Moreira sublinha que a autarquia mantém a sua intenção de continuar a disponibilizar os meios necessários para garantir o funcionamento daquela estrutura, por entender que a mesma é importante.

“Nós entendemos que, desde que haja condições de segurança que nós não podemos aferir, que desde que os protocolos possam ser cumpridos, consideramos que este centro de vacinação é importante para a população”, disse, perguntando onde estava Tiago Barbosa Ribeiro no dia 26 de junho, quando a autarquia teve de acionar a proteção civil para apoiar as dezenas de pessoas que se concentravam no exterior do Centro de Transmissões do Exército onde estava a decorrer a vacinação.

“Eu sei onde estava. Fui ao Centro de Transmissões, fui ver a situação em que as pessoas lá estavam. E por causa disso houve contactos com a ARS [Administração Regional de Saúde] Norte, com o ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] que disseram que não havia mãos a medir. (…) Nós oferecemos mais uma mão, não querem a mão, percebemos perfeitamente”, disse.

A vacinação no Queimódromo foi suspensa na semana passada, devido a uma falha na cadeia de frio tendo, posteriormente, os laboratórios Unilabs confirmado ter havido “um problema” no frigorífico de armazenamento das vacinas.

Na quinta-feira, em comunicado, a ‘task-force’ anunciou que o centro de vacinação do Queimódromo, onde, na semana passada, a vacinação foi suspensa devido a problemas de refrigeração, só reabre depois de apuradas as causas do problema e do atraso na participação da ocorrência.

A candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro acusa Moreira de ter atacado publicamente, ao longo de meses, as autoridades em relação ao processo de vacinação e às medidas de contenção da pandemia, e de, fazendo uso “propaganda agressiva”, pressionar autoridades para a abertura de um centro de vacinação ‘drive-thru’ no Porto”, que é gerido por uma empresa privada.

“Agora, como faz sempre que há algum problema, Rui Moreira ou passa culpas para terceiros ou mantém-se desaparecido em local incerto”, observam os socialistas num comunicado.

Novamente confrontado com estas acusações, o presidente da autarquia e candidato independente nas eleições de 26 de setembro reiterou que compreenderá, se a decisão da ‘task-force’ e do vice-almirante Gouveia e Melo, for a de não reabrir o centro de vacinação do Queimódromo, ainda que, no seu entender a cidade do Porto fique a perder.

“Não vejo como teremos capacidade de resposta. Lamento que isso suceda, mas compreendo”, rematou.

De acordo com Rui Moreira, entre 08 de julho e 11 de agosto foram vacinados no Queimódromo 12.500 pessoas.

O presidente da autarquia reiterou ainda que a prestação de serviços de saúde, o fornecimento de vacinas, o controlo e o acompanhamento da operação “é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Saúde”, estando o município responsável por garantir a limpeza, a iluminação e o policiamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE