Região

PSD de Soure lembra que transferência de Sónia Vidal é semelhante à história de João Gouveia

António Alves | 9 meses atrás em 26-07-2023

A Mesa da Assembleia de Secção de Soure do PSD, liderada por João Tiago Neves, aprovou, por unanimidade, um voto de repúdio pela aceitação de um cargo por parte da vereadora Sónia Vidal no atual executivo socialista.

PUBLICIDADE

De acordo com um comunicado emitido por esta estrutura partidária, a integração na equipa liderada pelo socialista Mário Jorge Nunes coloca esta vereadora “numa posição de submissão e dependência face àquele partido”. Ao mesmo tempo, estes social-democratas lamentam que a decisão tomada pela cabeça de lista nas últimas eleições autárquicas não tenha sido “precedida de consulta (nem sequer de comunicação) aos seus órgãos concelhios (Comissão Política e Assembleia de Secção)”.

“Esta decisão, que afeta e afetará a credibilidade do PSD no concelho de Soure, relembra acontecimentos similares ocorridos há quase 2 décadas”, referem na nota enviada ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

A Mesa da Assembleia de Secção de Soure do PSD lembra, desta forma, o que sucedeu em 2005 quando João Gouveia, na altura presidente da câmara eleito pelo PSD e presidente da concelhia laranja, decidiu deixar este partido para se candidatar à autarquia sourense como independente numa lista apoiada pelo PS.

Esta posição da Assembleia de Secção do PSD de Soure surge depois das declarações proferidas ao Notícias de Coimbra pela vereadora Sónia Vidal. No dia 30 de junho, a autarca disse que só tinha aceite o convite “depois do PSD nacional, distrital e concelhio” lhe terem dado “o conforto necessário para o poder fazer”.

PUBLICIDADE

publicidade

Com efeito, a Comissão Política da Secção de Soure e da Distrital de Coimbra, através dos seus presidentes, Ricardo Neto e Paulo Leitão, respetivamente, apoiam a aceitação das novas funções. No entanto, esta decisão tem a  oposição da Mesa da Assembleia de Secção de Soure do PSD, presidida por João  Tiago Neves.

Sónia Vida reafirmou ainda que a integração na equipa com maioria socialista não iria mudar em nada a sua estratégia. “Se tiver de votar contra uma proposta da maioria socialista, e desde que essa decisão seja fundamentada, não terei qualquer problema de o fazer”, afirmou.

Refira-se que Sónia Vidal foi, entre 2021 e 2023, presidente da concelhia do PSD e é, atualmente, vice-presidente da estrutura local social-democrata. Nas eleições autárquicas de 2021, o PS elegeu quatro vereadores (4166 votos, 45,04%) e o PSD três vereadores (3.472 votos, 37,54%).

Mário Jorge Nunes, Américo Nogueira, Teresa Pedrosa e Gil Soares são os eleitos socialistas, enquanto Sónia Vidal, José António Mendes e Ana Patrícia Beja são os autarcas social-democratas.

Após a primeira publicação desta notícia, Paulo Leitão e Ricardo Neto disseram que “o Presidente da Câmara Municipal de Soure propôs-nos o desempenho de funções na área do Ambiente, em regime de permanência, pela nossa vereadora Sónia Vidal”.

Sublinham que depois de “analisada com profundidade a proposta, decidiu a Comissão Política da Secção de Soure e da Distrital de Coimbra, através dos seus presidentes, Ricardo Neto e Paulo Leitão, respetivamente, apoiar a aceitação das novas funções”.

“Não o fazemos de ânimo leve, e continuaremos o nosso combate contra o empobrecimento do Concelho de Soure. Cientes das dificuldades e responsabilidades, acreditamos que os nossos três vereadores são merecedores de desempenhar funções noutras áreas, e não abandonaremos esse objetivo. Pugnaremos por ele. Só o PSD poderá marcar toda a diferença”, gararantem Leitão e Neto. 

“Ao contrário de outras forças políticas, que dão prioridade a tricas e interesses pessoais, os eleitos do PSD receberam um mandato do povo para trabalhar em prol do desenvolvimento de Soure”, concluem Paulo Leitão e Ricardo Neto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE