Protagonistas da hotelaria em congresso no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-11-2017

Num ano em que a Hotelaria portuguesa regista um excelente desempenho e o Turismo consolida posição de destaque na economia nacional, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal realiza este seu 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, de 15 a 17 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. 

PUBLICIDADE

Pedro

Pedro Machado  Presidente da Turismo Centro de Portugal e Raul Martins – Presidente da Associação de Hotelaria de Portugal

 

Esperam-se dois dias de debate vivo e participado sobre os desafios e oportunidades que o presente e futuro do Turismo apresentam para o País e para os empresários do setor.

PUBLICIDADE

hotelaria

Hoje, o denominado dia zero do evento, ficou a cargo de Doug Lansky, autor norte-americano de artigos e livros sobre turismo, que perante uma plateia maioritariamente jovem e com pouca presença de protagonistas e entidades do sector, refletiu  de forma brilhante sobre a alteração da forma de pensar a hospitalidade.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_8841

 

Descobriram Portugal e agora? é o tema central do Congresso e ponto de partida para os vários painéis com prestigiados oradores, como Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros; Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor; e Mike Ferguson, Managing Director da Intelligent Business Strategies.

gin

A já habitual Get Together, encontro de networking entre congressistas e parceiros, decorre durante a noite desta quarta-feira.

hotelaria

O presidente da AHP, Raul Martins, destaca que “a força e entusiasmo com que o Mundo está a descobrir Portugal tem-nos feito bater sucessivos recordes no Turismo e na Hotelaria. Contudo, é fundamental responder aos desafios que este crescimento nos traz e ver para lá da linha do horizonte, para preparar o futuro. Estamos numa posição privilegiada, pelo que é o momento de potenciar Portugal para que seja um destino europeu de referência.”

santos silva

No dia 16 de novembro, abre com o painel “Turismo e a Europa das Regiões” moderado por Ricardo Costa, Diretor-geral de Informação do Grupo Impresa.

Keynote Speaker é Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, seguindo-se uma mesa de debate com três responsáveis políticos. A riqueza e a diversidade de culturas locais e regionais como parte da identidade nacional dos países, bem como a sua importância para o desenvolvimento turístico dos destinos estarão em debate neste primeiro painel, a par do posicionamento da Europa no mundo em cotejo com os outros blocos regionais.

As acessibilidades aéreas de Portugal são o mote do segundo painel “A Condição periférica de Portugal. Os desafios do transporte aéreo” que conta com a experiência de António Trindade, CEO do Porto Bay Hotels & Resorts como moderador.

Sem acessibilidades aéreas competitivas não há dinamização da procura turística, mais ainda quando Portugal está na ponta da Europa, virado para o Atlântico. E há um interesse crescente das companhias de cruzeiros para o aproveitamento para estadias pre- e post- cruzeiros. Para que o turnaround aconteça é preciso fazer os clientes voar até aos portos. Mas há procura para garantir condições de sustentação das rotas aéreas ao longo do ano? Pode haver uma visão e estratégia parcialmente transversais às companhias aéreas e de cruzeiros, bem como às infraestruturas aéreas e portuárias? Devemos continuar a diversificar mercados, ou estamos num equilíbrio em que é preferível focar nas rotas mais rentáveis? Serão os tópicos em debate numa mesa redonda com responsáveis das infraestruturas aeroportuárias, de companhias aéreas e de cruzeiros.

josé miguel Júdice

“Como crescer sem perder a identidade?” é o tema do terceiro painel, moderado por Miguel Júdice, Administrador do Hotel Quinta das Lágrimas, e que terá Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor, como Keynote Speaker.

Na medida certa, o turismo pode ser o maior trunfo de um país. Mas o que é “ a medida certa”? Crescer de forma sustentável é o maior desafio com que se deparam cidades como Lisboa e Porto. Doug Lansky, que viajou nos últimos 20 anos por mais de 120 países, é autor de 10 livros, colunista em diversos jornais e revistas e orador em conferências como o TEDx ou a ITB, abrirá o debate e estimulantes pistas de reflexão.

No último debate de qunta-feira, os ativos humanos das empresas do setor, nomeadamente na hotelaria serão o tema central.

Para fazer crescer a rentabilidade das empresas há que aproximar os nossos preços dos praticados por destinos concorrentes e com isto há também, e cada vez mais, que surpreender pela qualidade no serviço prestado. Então como fazê-lo? Como atrair mais pessoas para o setor? Qual o papel da formação? Como dignificar as carreiras? Que compensações dar aos colaboradores? Que legislação laboral é necessária para um sector considerado excecional? Frederico Costa, Administrador do Grupo Pestana, é o moderador do painel “As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro”.

No dia 17 de novembro, a manhã abre com case studies aplicados à hotelaria apresentados por duas empresas internacionais de tecnologia, seguindo-se um debate fundamental sobre o futuro do Hotel Revenue Management.

Mais do que aumentar o RevPar, aumentar o net revenue é o grande objetivo dos empresários da hotelaria. Este primeiro painel terá como tema “The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros” e contará com Mike Ferguson, Managing Director da Intelligent Business Strategies, como Keynote Speaker. Orador de referência na área da Big Data e Business Intelligence, Mike Ferguson é também professor universitário e conta com mais de 35 anos de experiência na área.

“Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House” encerra o 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo.

São os hotéis de pequena escala uma tendência ou um negócio? “Is small really beautiful?” Hotel vs Hostels – É o “S” a única diferença? “Is the house the new hotel”? Rodrigo Machaz, Diretor-Geral do Memmo Hotels, é o moderador deste painel que contará com a apresentação de um case study internacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE