Coimbra

Projeto da Região de Coimbra distinguido como exemplo de boas práticas na Europa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-07-2019

 O ClimAgir, projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, foi classificado como exemplo de boas práticas a nível europeu. A classificação foi atribuída pelo Interreg Europe, programa europeu que ajuda os governos regionais e locais em toda a Europa a desenvolver e promover melhores políticas.

PUBLICIDADE

O projeto ClimAgir tem como objetivo sensibilizar a população para os impactos das alterações climáticas, promovendo a mudança de comportamentos que todos temos de adotar.

«As atividades destinadas aos alunos podem ajudar a estabelecer valores e princípios para toda a vida, e está bem demonstrado que as crianças também podem influenciar o comportamento dos pais», refere Simon Hunkin, especialista em Economia de Baixo Carbono do Interreg Europe, ao avaliar este projeto que tem especial enfoque na comunidade escolar.

PUBLICIDADE

Ao longo do ano letivo 2018/2019, este projeto atingiu resultados bastante satisfatórios: envolveu os 19 municípios da Região de Coimbra, visitou 324 turmas e sensibilizou 6898 alunos para as alterações climáticas. Do lado dos professores, a avaliação foi muito positiva, considerando esta temática “pertinente” e classificando a sessão como “muito boa”.

O ClimAgir encontra-se em execução desde novembro de 2018, e tem como principal objetivo sensibilizar a população em geral para os impactos das alterações climáticas no nosso território. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas, ações de sensibilização e comunicação nas escolas, abrangendo alunos desde o 1º ciclo ao ensino secundário; nos Municípios, em espaços centrais e nas suas praias, fluviais e marítimas, direcionadas ao público em geral; e ainda ações de Saúde Pública, destinadas a profissionais da área da saúde e pessoas que mantenham cuidados com grupos de risco.

PUBLICIDADE

publicidade

Inserido na candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiada pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, o ClimAgir surge como uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), e constitui uma avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas, identificando, definindo e priorizando medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE