Economia

Primeiro-ministro considera prioritário investir na produção de energia na Europa

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-04-2022

O primeiro- ministro, António Costa, considerou hoje que é “mesmo prioritário” investir na transição energética, na produção própria de energia na Europa e na diversificação das rotas de abastecimento.

PUBLICIDADE

“Hoje, ninguém pode ter dúvidas, é mesmo prioritário investir na transição energética, é mesmo prioritário apostar na produção própria de energia na Europa através das energias renováveis, é fundamental diversificarmos as rotas de abastecimento”, disse.

O primeiro-ministro falava hoje no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), Setúbal, onde foi lançado o projeto Madoqua Power2x, de produção de hidrogénio e amónia verdes, do consórcio internacional liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables, no valor de 1.000 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Na cerimónia, António Costa lembrou que 24 de fevereiro, dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia, “provou a todos aquilo que já dizíamos há muito tempo: não há autonomia estratégica da Europa se não houver segurança energética da Europa”.

PUBLICIDADE

“E para haver segurança energética da Europa, em primeiro lugar é fundamental que a Europa aposte na energia que a própria Europa pode produzir e nós podemos produzir muita da energia de que dependemos”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE