Carteira

Prestação da casa paga ao banco desce ligeiramente este mês

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-02-2022

A prestação paga ao banco pelo crédito à habitação desce ligeiramente este mês de fevereiro nos contratos indexados à Euribor a seis e a três meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

PUBLICIDADE

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passou a pagar a partir deste mês 447,01 euros, o que se traduz em menos 72 cêntimos face à última revisão (em agosto).

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passou a pagar 444,85 euros, menos 65 cêntimos do que pagava desde novembro.

PUBLICIDADE

445,50

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de janeiro, tendo sido a seis meses de -0,527% e a três meses de -0,560%.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde final de 2021 que acabaram as moratórias do crédito das famílias, que foram um importante ‘folga’ para as famílias nos momentos mais agudos da crise da pandemia da covid-19.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

Desde 2015 que as taxas de juro estão em terreno negativo. Contudo, face à perspetiva de alteração da política monetária, com eventual aumento das taxas de juro diretoras, é possível que as taxas Euribor subam ligeiramente e com elas a prestação dos contratos de crédito à habitação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE