Coimbra

Manuel Machado vai fechar empresa que gere iParque!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-03-2017

Manuel Machado vai “internalizar” o iParque! O que é que isto significa? Pretende extinguir a Coimbra Inovação Parque SA. O bem passa para as mãos da Câmara.

PUBLICIDADE

O anuncio foi feito por Manuel Machado na sessão desta dia 10 de março da Assembleia Municipal de Coimbra. Nuno Freitas, que hoje se despediu da liderança da bancada do PSD, não gostou do que ouviu e afirmou que o Presidente da Câmara destruiu o iParque por razões políticas.

Ouça:

PUBLICIDADE

Recordamos que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra realizou ontem uma visita de trabalho ao iParque e depois mandou emitir um comunicado a “preparar terreno” para o que ia dizer hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Dizia a informação municipal que Manuel Machado foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Paulo Mendes, e pelo respetivo vogal, Magalhães Cardoso, o autarca ficou a par do atual estado de desenvolvimento desta infraestrutura, assim como das perspetivas de futuro. No encontro participaram também os vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes, informa a autarquia através de comunicado enviado a NDC.

A informação da autarquia adiantava que “a visita incidiu especialmente no Business Center Leonardo da Vinci, que nesta altura se encontra preenchido com a presença de 14 empresas. É também aqui que funciona a administração do iParque e o data center.

“O edifício dispõe ainda de cafetaria, grande auditório, auditório e salas de reuniões. Foi numa destas salas que Manuel Machado ficou a conhecer as necessidades mais prementes do iParque, ao nível da gestão, e em que ficou acordado agendar uma assembleia geral da sociedade Coimbra Inovação Parque”, divulgava a CMC.

A Câmara Municipal de Coimbra também recordava que é a principal acionista da Coimbra Inovação Parque, com 90,23%. A lista de acionistas inclui ainda a Universidade de Coimbra (1,79%), a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. (1,62%), a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (1,44%) e o Novo Banco (1,44%).

unnamed (30)

No entanto, a CMC nada adiantava quanto ao futuro do iParque, nomeadamente em relação ao seu enquadramento no regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais, o que acabou por ser feito hoje, em parte,  por Manuel Machado

Manuel Machado  não explicou ontem ou hoje porque ainda mantém em funções o Presidente do Conselho de Administração, que ocupa aquele lugar em nome da falida ACIC – Associação Comercial Industrial de Coimbra.

Segundo dados disponíveis na Conservatória do Registo Comercial de Coimbra o mandato desta administração terminou em 15 de maio de 2016 de de acordo com o deputado municipal Nuno Freitas não tem contas aprovadas

Recordamos que o Conselho de Administração do iParque tem apenas dois elementos (Magalhães Cardoso e Paulo Mendes) desde que Veiga Simão abandonou (em abril de 2015) as funções que ocupava para ocupar o cargo de Vice-Presidente da CCDRC.

A CMC garantia que trabalham no iParque cerca de 250 pessoas. Entre as empresas que ocupam lotes, contam-se a Innovnano (nanotecnologia), a AIRC (informática), a Cool Haven (construção sustentável) e o Centro Tecnológico da Cerâmico e do Vidro.

Embora não revelasse nomes, a CMC indicava que “conforme informação disponibilizada pela administração do parque de ciência e tecnologia localizado em Antanhol, estão, nesta altura, quatro lotes comprometidos para serviços inovadores em saúde, alta tecnologia automóvel, pós-incubação e informática na saúde”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE