Saúde

Porque “encolhemos” à medida que envelhecemos? 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 11-07-2023

Parece que tudo muda com a idade. Pode notar as rugas, o cabelo a ficar grisalho e até a sua altura muda, por outras outras palavras, “encolhe”.

PUBLICIDADE

Perder um pouco de altura é uma dessas mudanças. Mas o quanto que encolhe quando atinge a meia-idade depende de alguns fatores.

Douglas Kiel, professor de medicina na Harvard Medical School refere que encolher menos de uma polegada é normal e mais do que isso pode ser indicativo de problemas. Já James Harrop , chefe da divisão de cirurgia de coluna e nervos periféricos do Thomas Jefferson University Hospital, na Filadélfia, acrescentou que os homens perdem cerca de 0,02% de sua altura por ano, enquanto que as mulheres perdem 0,1% por ano em média.

PUBLICIDADE

Embora a quantidade possa variar de pessoa para pessoa, esta perda de centímetros geralmente é normal.

O facto dos músculos ficarem mais fracos, torna mais difícil manter a coluna reta. “Uma razão para a altura diminuir é a ligeira inclinação para a frente”, explica Douglas Kiel, mencionando que as pessoas tendem a curvar-se à medida que envelhecem.

PUBLICIDADE

publicidade

Os músculos são necessários para manter a coluna reta e, geralmente, vão ficando mais fracos à medida dos anos. 

A perda óssea é outro fator que contribui para encolhermos, bem como os discos da coluna também ficarem gastos, uma vez que se vão deteriorando ao longo do tempo, lê-se num artigo do HuffPost.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE