Região

Ponte de Mucela volta a resistir à invasão francesa

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 27-03-2024

O lugar de Ponte de Mucela foi palco para a recriação histórica ‘Poyares nas Invasões Francesas – A resistência na Ponte de Mucela em 1811”.

PUBLICIDADE

Tratou-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Lavegadas, em parceira com o Município de Vila Nova de Poiares e a Academia Cultural Terras de Poyares, e que procurou recriar um dos vários episódios daquele período histórico que tiverem lugar no concelho.

Recorde-se que há 213 anos, e após a terceira tentativa fracassada de invadir Portugal, as tropas francesas bateram em retirada, tendo este local nas margens do Rio Alva, sido palco de confrontos entre os militares liderados pelo marechal André Massena e o exército luso-britânico, onde foi inclusive destruído um dos pilares da ponte, para retardar o avanço de portugueses e britânicos.

PUBLICIDADE

O balanço da Recriação Histórica não podia ter sido mais positivo, com centenas de pessoas a acorrerem à margem esquerda do rio Alva para assistir à iniciativa, como referiu Loide Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas, que garantiu ser vontade de voltar a realizar uma nova edição no próximo ano.

João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, aproveitou a oportunidade para deixar algumas palavras de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Loide Ferreira, a quem se referiu «como uma mulher extraordinária, que tem demonstrado um compromisso e dedicação com a sua freguesia e com o serviço público».

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta recriação, só é possível pelo empenho da Loide, que conseguiu congregar em torno de si a comunidade e criar este evento marcante, que retrata um património cultural enriquecendo a história da freguesia das Lavegadas e do Município de Vila de Nova de Poiares”.

O acontecimento da Ponte de Mucela integra o roteiro alusivo às Invasões Francesas da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, e o roteiro da 3.ª Invasão Francesa no Centro de Portugal da Turismo Centro de Portugal, que fazem a identificação dos maiores acontecimentos relacionados diretamente com as Invasões Napoleónicas»

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE