Piódão é uma das 7 Maravilhas de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-09-2017

14 aldeias disputaram hoje, 3 de setembro, no Piódão, o título em cada uma das 7 categorias deste 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

PUBLICIDADE

PIÓDÃO

PIÓDÃO

Piódão, a jogar em casa, pois o programa da RTP 1 está a ser emitido em directo desta povoação da Serra do Açor, venceu na categoria de Aldeia Remota.

Ricardo Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil declarou na hora da vitória que esta é “uma oportunidade para o futuro”.

PUBLICIDADE

As  7 Maravilhas foram organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras foram apuradas pelo maior número de votos em cada uma das 7 categorias: “Aldeias Rurais” , “Aldeias Autênticas”, “Aldeias Monumento”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Remotas” e “Aldeias de Mar”.

As aldeias de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram hoje as vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Dornes é a melhor Aldeia Ribeirinha. Sistelo é a melhor Aldeia Rural. Fajã dos Cubres é a melhor Aldeia de Mar. Piódão é a melhor Aldeia Remota. Castelo Rodrigo é a melhor Aldeia Autêntica. Monsaraz é a Melhor Aldeia Monumento. Rio de Onor é a melhor Aldeia Protegida.

7 maravilhass

As finalistas foram: “Aldeias Remotas“: Piódão e Castro Laboreiro. “Aldeias de Mar“: Azenhas do Mar e Fajã dos Cubres. “Aldeias Rurais“: Paderne e Sistelo. “Aldeias Ribeirinhas“: Dornes e Santa Clara-a-Velha. Aldeias Autênticas“: Podence e Castelo Rodrigo. “Aldeias Monumento“: Monsanto e Monsaraz. “Aldeias em Áreas Protegidas“: Lindoso e Rio de Onor.

As 7 vencedores a  7 Maravilhas de Portugal – Aldeias foram apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias. sendo eleita uma Maravilha por categoria, na gala finalíssima que decorreu nesta noite de 3 de Setembro, no Piódão, concelho de Arganil,, com apresentação de José Carlos Malato e Catarina Furtado, com transmissão em directo pela RTP 1.

A edição das Sete Maravilhas dedicada às aldeias portuguesas tem como objetivo promover o património histórico, natural e gastronómico.

“Esta eleição foi um sucesso, com níveis de participação históricos. As aldeias têm futuro e muitas oportunidades, não vamos mais largar as nossas aldeias, com outras iniciativas no futuro. E agora vamos continuar com a nossa missão de promover os grandes valores da identidade nacional. As Sete Maravilhas vão voltar em breve com mais temas que puxam pelos territórios e pelas nossas gentes”, referiu o presidente da organização, Luis Segadães, na cerimónia, que teve início no domingo à noite.

GONDRAMAZ

GONDRAMAZ

Recordamos que Cerdeira (Lousã), Gondramaz (Miranda do Corvo) e Piódão (Arganil) foram as 3 aldeias de Coimbra que conseguiram entrar no grupo de 49 pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, mas apenas Piódão chegou à grande final.

CERDEIRA

CERDEIRA

Na lista de eleitas da região Centro que estiveram entre as 49 finalistas encontramos: Cerdeira (Lousã);  Gondramaz (Miranda do Corvo);  Piódão (Arganil); Aldeia da Pena (São Pedro do Sul); Almeida (Almeida); Idanha-a-Velha e Monsanto (Idanha-a-Nova); Sortelha (Sabugal); Costa Nova (Ílhavo); Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo); Fontão de Loriga (Seia); Dornes (Ferreira do Zêzere e Casal São Simão (Figueiró dos Vinhos).

As 159 aldeias do Centro candidatas da Região Centro foram: Aldeia do Mato (Abrantes);Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo (Almeida; Benfeita, Cerdeira, Foz d’Égua, Mourísia, Piódão, Pomares, Soito da Ruiva, Teixeira, Vale de Espinho e Vila Cova do Alva (Arganil);Pia do Urso (Batalha);Pragança (Cadaval);Beijós, Cabanas de Viriato, Oliveira do Conde e Parada (Carregal do Sal);Monforte da Beira (Castelo Branco);Campo Benfeito, Mezio e Pereiró (Castro Daire); Linhares da Beira e Prados (Celorico da Beira);Cadaval, Casmilo, Ega, Poço e Serra Janeanes (Condeixa-a-Nova);Aldeia de São Francisco de Assis, Penhas da Saúde, S. Jorge da Beira, Sobral de São Miguel e Trigais (Covilhã);Avecasta, Castanheira – Lago Azul e Dornes (Ferreira do Zêzere);Almofala, Barca d’Alva, Castelo Rodrigo e Vermiosa (Figueira de Castelo Rodrigo)Aldeia Ana de Aviz e Casal São Simão (Figueiró dos Vinhos);Algodres e Maceira (Fornos de Algodres);Alcaide, Castelo Novo, Janeiro de Cima, Lavacolhos, Pêro Viseu e Quintãs (Fundão);Aigra Nova, Loural e Soito (Góis);Arcozelo da Serra, Folgosinho, Mangualde da Serra e Melo (Gouveia); Fernão-Joanes, Valhelhas e Videmonte (Guarda);Alcafozes, Aldeia de Santa Margarida, Cegonhas, Couto dos Correias, Idanha-a-Velha, Ladoeiro, Medelim, Monfortinho, Monsanto, Oledo, Penha Garcia, Proença-a-Velha, Rosmaninhal, S. Miguel d’Acha, Salvaterra do Extremo, Segura, Soalheiras, Termas de Monfortinho, Torre, Toulões e Zebreira (Idanha-a-Nova);Costa Nova (Ílhavo; Candal, Casal de Ermio, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Foz de Arouce, Gândaras, Serpins, Talasnal e Vale Nogueira (Lousã); Pereiro de Mação (Mação);Penhas Douradas, Sameiro e Vale de Amoreira (Manteigas);Aldeia de Várzeas (Mealhada); Alcarva e Ranhados (Meda);  Gondramaz (Miranda do Corvo);Lapa do Lobo (Nelas); Álvaro e Isna (Oleiros).

Lembramos que o Centro de Portugal, apesar de ter sido a região do país com mais candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” (159). Destas, apenas 13 aldeias entraram na segunda fase do concurso disputada por 49 aldeias.

Teve 4 aldeias (Monsanto, Piódão, Castelo Rodrigo e Dornes) a disputar esta final com 14 aldeias. Tem 3 vencedoras (Dornes, Castelo Rodrigo e Piódão) nas respectivas categorias.

 

 

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE