Coimbra

Paróquia de São José em Coimbra celebra amanhã o dia de “São José: Pai Trabalhador” com conferência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-04-2021

O salão da Igreja de São José, em Coimbra, acolhe este sábado, 1 de maio, às 21h30, uma conferência dedicada ao tema: “São José: Pai Trabalhador”. Carlos João Diogo, gestor e diretor de serviços da Caritas Diocesana de Coimbra, é o convidado que irá aprofundar a reflexão sobre mais uma faceta de São José, homem tão silencioso e tão crucial que o Papa Francisco descreve como uma “figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós”.

PUBLICIDADE

Para esta conferência, o Salão de S. José estará de portas abertas para acolher todos os que pretendam assistir, apenas com as limitações que decorrem do respeito pelas regras de lotação em vigor para este tipo de eventos, sendo respeitadas todas as normas de distanciamento e de proteção pessoal. A conferência pode, no entanto, ser também acompanhada pela transmissão que será feita através do Facebook das paróquias de S. José e de S. João Baptista e ainda do Youtube em https://youtu.be/bpIHTD1yra8.

Por iniciativa do Papa Francisco, toda a Igreja Católica dedica este ano a São José. O anúncio dessa decisão foi acompanhado pela publicação da Carta Apostólica Patris Corde (Com Coração de Pai), em que o Sumo Pontífice partilha com todos a sua reflexão sobre São José, sublinhando a sua particular atualidade no contexto em que vivemos: «São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. A todos eles, dirijo uma palavra de reconhecimento e gratidão», pode ler-se na Carta Apostólica.

PUBLICIDADE

No documento, o Papa Francisco aprofunda um conjunto de facetas de São José. Facetas estas que foram assumidas como fio condutor para o aprofundamento do conhecimento sobre esta figura, ao longo de todo o ano. É este o caminho que está a ser feito também pela paróquia de São José. Depois de a 19 de março, Dia do Pai, ter acompanhado a proposta lançada a toda a Diocese de Coimbra de refletir sobre São José como “Pai com Coragem Criativa”, continua agora este percurso centrando a atenção na característica de São José como “Pai Trabalhador”. Reflexão que continuará nos próximos meses com o aprofundamento das várias dimensões propostas pelo olhar do Papa Francisco.

A redescoberta, ou maior conhecimento, de São José é um desafio que a paróquia de São José quer partilhar com toda a cidade e com todos os que se revelem interessados. Para tal, a igreja está ao longo deste ano de portas abertas, convidando todos a entrar e a passar alguns momentos na capela de São José, no interior da igreja, que foi preparada para acolher quem ali se queira recolher num momento de oração. A cada mês, será aprofundada uma faceta diferente de São José. Esse percurso, feito por toda a comunidade, será marcado por conferências mensais dedicadas a cada um dos temas. Um caminho de reflexão que também pode ser seguido por quem, simplesmente, passar junto à Igreja de São José. De facto, os cartazes que se encontram afixados na fachada indicam a todos a característica de São José que vai sendo aprofundada em cada um dos meses.

PUBLICIDADE

publicidade

No lançamento do Ano de São José, o Papa Francisco confessou que a vontade de partilhar a sua reflexão sobre São José “foi crescendo ao longo destes meses de pandemia em que pudemos experimentar, no meio da crise que nos afeta, que as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas do último espetáculo, mas que hoje estão, sem dúvida, a escrever os acontecimentos decisivos da nossa história”. A todos, o Santo Padre indica que “podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”. É a todos estes que a Igreja de São José, no centro da cidade de Coimbra, abre portas durante todo este ano.

O programa das conferências já previstas decorre sempre às 21h30, no Salão de S. José. Com conferência “São José: Pai Trabalhador” no dia 1 de maio com Carlos João Diogo (Gestor), dia 4 de junho “São José: Pai na Ternura” com Sílvia Monteiro (Médica Cardiologista), 3 de julho “São José: Pai na Obediência” com Pe. Dário Pedroso (Sacerdote Jesuíta), 11 de setembro “São José: Pai no Acolhimento” com Marta Neves (Psicóloga), e 9 de outubro “São José: Pai na Sombra” com Pe. Jorge Santos (Pároco de São José).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE