Parceria entre a Universidade de Coimbra e Ciengis “concluída com sucesso”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-02-2018

Terminou mais uma parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Ciengis, SA com a defesa da tese de doutoramento do candidato João Rui Leal, revela a empresa.

PUBLICIDADE

sala dos capelos

A defesa foi realizada no passado dia 31 de Janeiro,na sala dos Capelos da UC, tendo sido o candidato aprovado por unanimidade com louvor e distinção pelos seis membros do júri.

PUBLICIDADE

A empresa Ciengis foi uma spin-off tecnológica da UC que teve a sua génese no departamento de Engenharia Química desta instituição e tem como clientes grandes empresas tanto a nível nacional como internacional.

A Ciengis fornece soluções e serviços na área da indústria 4.0, nomeadamente a monitorização e o controlo avançado de processos industriais permitindo ao seus clientes operar as suas linhas de produção de um modo mais eficiente e seguro.

PUBLICIDADE

publicidade

A Ciengis adianta que a  parceria permitiu melhorar a solução de “Controlo Preditivo Não Linear” disponível no software Plantegrity.

Esta estratégia de controlo automático utiliza modelos matemáticos para descrever o comportamento dinâmico do sistema físico e atua antecipadamente de modo a conduzir o processo para o ponto de operação desejado.

O Controlo Preditivo é uma tecnologia de “controlo avançado” que permite operar processos industriais de modo mais eficiente.

Os benefícios económicos desta estratégia são mais pronunciados em sistemas complexos, com fortes interações entre diversas unidades industriais, com consumos significativos de energia e altos custos de não-conformidade dos produtos, como por exemplo unidades industriais de produção de pasta/papel e biodiesel, garante a Ciengis.

Um dos objetivos do trabalho de investigação foi o desenvolvimento de estratégias computacionais que facilitem a implementação de novos projetos.

No decorrer do doutoramento foi desenvolvida a framework de modelação de processos químicos “Daedalus”, a qual gera automaticamente estas equações de um modo inteligente através de uma descrição fenomenológica do processo.

O candidato revela que implementou uma nova abordagem de “diferenciação algorítmica” que reduz drasticamente o tempo necessário para realizar estes cálculos sendo deste modo possível lidar com modelos mais complexos e de maiores dimensões que até ao momento não podiam ser atacados diretamente pelo Plantegrity.

Por último, as estratégias de determinação do perfil ótimo no Plantegrity também foram alvo de várias melhorias de modo a reduzir o tempo entre a receção de medições do processo e o envio de novas alterações às variáveis manipuladas.

A Ciengis afirma que os resultados deste doutoramento são importantes para continuar na vanguarda da tecnologia de Controlo Preditivo, disponibilizando à indústria soluções mais eficientes e com um maior valor acrescentado, sendo um passo importante com vista à industria 4.0.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE