Coimbra

Papa pode vir ao “Papa” do Papa em Coimbra. A comida está na mesa e não paga nada!

António Alves | 9 meses atrás em 04-08-2023

O Papa Francisco vai estar este sábado, 5 de agosto, em Fátima e, até domingo em Portuga. Ao que se sabe, não está prevista a vinda a Coimbra. Mas, se por acaso, quisesse vir à cidade dos estudantes almoçar num espaço que fica na praça onde se encontra a estátua de João Paulo II, o restaurante “Papa” já tem tudo preparado para o receber.

PUBLICIDADE

Criado em outubro de 2020, o restaurante “Papa” fica situado no número 37 da rua Alexandre Herculano em Coimbra, mesmo em frente à estátua em bronze do Papa João Paulo II da autoria do escultor Cabral Antunes.

De acordo com o proprietário, o nome do restaurante surgiu “de forma natural, pois temos aqui em frente o Papa João Paulo II a abençoar este espaço”. “Quisemos um nome que nos ligasse ao local e, posso dizer, que ganhamos essa aposta”, disse Miguel Falcão.

PUBLICIDADE

Desde o início que o “Papa” tem apostado  numa ementa bastante diversificada e que vai desde os grelhados em carvão aos risottos, às massas, aos bifes e aos peixes.

Para o Papa Francisco, o chefe Daniel Fernandes escolheu para entrada um ceviche de atum com ponzu e maracujá. “Uma escolha que faz todo o sentido nesta altura do ano, pois todos os elementos são compostos por produtos frescos e cítricos”, explicou. A acompanhar um Paulo Laureano Terroir Branco “com alguma elegância e notas florais, o que vai de encontro à nota tropical da entrada escolhida”, disse o chefe de sala, Ricardo Dias.

PUBLICIDADE

publicidade

O prato principal é uma Perna de Pato confitada com risotto de tomate seco e manjericão. Daniel Fernandes referiu que, “depois uma entrada fresca, faz todo o sentido este prato”. O colírio de maracujá foi usado para dar alguma acidez e contraste a este prato, pois o pato é uma carne de aves que pede este tipo de opções. Neste prato, a sugestão passa por um Paulo Laureano Vinhas Velhas Tinto “com um bom volume na boca, indo dessa forma de encontro à secura da carne do pato e para limpar a gordura natural desta ave”. “Um vinho agradável para acabar qualquer refeição”, disse o chefe de sala.

A sobremesa escolhida foi Panacota de chocolate branco com mousse de framboesa. A acompanhar este doce está um taco com uma base de bolacha de amêndoa e que é acompanhada no prato. “É um prato todo ele com elementos doces, mas a fisália no topo da panacota dá-lhe um contraste na hora da degustação”, afirmou Daniel Fernandes. Esta sobremesa deve ser saboreada com um Bacalhôa Moscatel Roxo Superior 10 anos. “Bastante equilibrado em termos de acidez e doçura”, frisou Ricardo Dias.

Veja o vídeo Notícias de Coimbra com as escolhas do Papa

 

Mas a ementa deste restaurante tem mais sugestões. Por exemplo, um Mix de Piano de Porco Ibérico, Risotto de Camarão e Ovos Rotos; Tavos Bravos; Bruschetta de cogumelos e pesto vermelho; Spaghetti Nero com gambas; T-Bone; Costeletas de Borrego na grelha; Toucinho do Céu e cocktais ou cervejas artesanais.

Carregue na galeria e conheça os outros pratos sugeridos pelo “Papa”

“Papa” fica situado no emblemático edifício dos Arcos do Jardim, que foi sede da Académica. Antes de ter esta denominação, o atual espaço acolheu o bar/restaurante “Still Is”, “Clube de Memórias” e “Steel”. A entrada principal faz-se pela rua Castro Matoso, mas existe ainda uma zona de esplanada virada para a rua Alexandre Herculano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE