Coimbra

Palestra educacional motivou professores e assistentes operacionais

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-06-2019

Terminou ontem o primeiro ciclo do programa educativo de Promoção da Educação Parental do projeto Realiza.te, que proporciona uma oferta diversificada e de qualidade para os cidadãos, adequada aos seus percursos de vida, preparando-os para os desafios do futuro.

PUBLICIDADE

Para encerrar  este primeiro ano do programa, a CIM Região de Coimbra realizou a palestra “Como criar relações extraordinárias para uma educação mais poderosa”, com Rafael Nacif, um “motivador” que, através de abordagens diferentes, partilhou as suas experiências de vida com os mais de 100 professores, educadores e assistentes operacionais que estiveram no auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra.

PUBLICIDADE

Durante a palestra, Rafael Nacif destacou que as pessoas que mais nos marcam a vida, não são as pessoas famosas, mas sim as que em algum momento se preocuparam connosco, fazendo alusão aos professores e educadores. «O que vai marcar é se vocês se importaram com elas e se elas se importaram com vocês. Isso é o poder de ser importante», realçou.

Entre as várias temáticas abordadas, o orador motivacional falou ainda sobre a felicidade como «uma opção. A vida em sociedade está e estará sempre rodeada de desgraças, acontecimentos infelizes, tristeza e negatividade. Temos sempre duas opções, focarmo-nos no negativo ou no positivo. A decisão é sempre sua», realçando que, para ele, o coaching é um propósito de vida e a sua felicidade.

PUBLICIDADE

publicidade

«Numa das minhas viagens de bicicleta pelo mundo, vivi uma experiência única e transformadora. Decidi escrever duas cartas às minhas filhas, caso nunca mais as pudesse ver e ao escrever essas cartas percebi quais os verdadeiros motivos pelos quais gostaria que me recordassem», revelou.

Para Rafael Nacif, a «realidade é que uma grande parte das pessoas não sabe como alcançar os seus objetivos e tem medo de sonhar, de tornar esses sonhos visíveis» e, por isso, o seu papel é o de «ensinar, inspirar, motivar e orientar através das minhas rotinas diárias».

O Programa de Educação Parental do projeto Realiza.te, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE