Saúde

Os sinais que podem indicar que é hipocondríaco

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-04-2023

Quantas vezes dá por si a autodiagnosticar-se? Ou a pesquisar por doenças? E nunca lhe disseram que tem “a mania das doenças”? Esteja atento, porque a hipocondria é mais do que uma mania, é um distúrbio de ansiedade.

PUBLICIDADE

Um utente hipocondríaco “tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo. É bem mais do que uma mania e pode ter consequências graves. É, por isso, importante saber identificar os sintomas deste problema e em que consiste o seu tratamento”, alerta a CUF.

Estes são os 9 sinais que a CUF apresenta que podem indicar que é hipocondríaco.

PUBLICIDADE

1. Pensa frequentemente que tem uma nova doença e que vai morrer.

2. Entra em pânico com qualquer problema, por exemplo, com um espirro que poderá ser sinónimo de contágio por uma bactéria mortífera, uma tosse ligeira é sinal óbvio de tuberculose ou uma dor de cabeça só pode ser um tumor.

PUBLICIDADE

publicidade

3.Faz um autodiagnóstico através da internet e por mais que lhe digam que não tem aquela doença não acredita, mesmo com médicos a aconselhar.

4. Chega mesmo a sentir os sintomas da doença.

5. Passe a maior parte do tempo nas farmácias e tem o seu próprio stock de medicamentos em casa.

6. Está sempre a monitorizar o seu corpo e a queixar-se de problemas que mais ninguém vê.

7. Quando ouve falar de uma doença na televisão acredita que vai ser a próxima vítima.

8. Quando sente algo, vai logo investigar no Google.

9. Acha que família, amigos e médicos não o levam a sério.

Um dos grandes perigos é a automedicação, devido aos efeitos que os fármacos possam causar. Outro risco é a realização de muitos exames.

A CUF menciona que a hipocondria é diferente da depressão, do distúrbio de pânico e da perturbação obsessivo-compulsiva (POC). “O tratamento é possível. Este pode incluir psicofármacos (antidepressivos, neurolépticos, ansiolíticos) e/ou psicoterapia.”

Os hipocondríacos não fingem. Acreditam mesmo que estão doentes e sofrem com a situação. É uma doença que afeta homens e mulheres a partir dos 20, 30 anos.

A verdade é que cerca de 5% da população sofre de hipocondria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE