Primeira Página

Orquestra Clássica do Centro estreia Transcendente que evoca Isabel de Aragão

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-06-2021

A Orquestra Clássica do Centro assinala os 750 anos do nascimento de Isabel de Aragão, rainha de Portugal e padroeira da cidade de Coimbra, com a estreia da obra “Transcendente” da autoria de Sérgio Azevedo, natural de Coimbra, a 20 de julho, nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

PUBLICIDADE

O concerto insere-se no programa do 20.º aniversário da Orquestra Clássica do Centro que convidou o músico conimbricense e cujas obras “se inspiram e homenageiam  personagens marcantes da História de Coimbra, de Portugal e do Planeta”.

Do mesmo autor e a convite da OCC para celebrar os 250 anos do nascimento de Beethoven, assinalados em 2020, será também estreado “O Senhor Ludwig sonha com cornetas acústicas” (2020).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

Além das duas estreias absolutas, serão ainda  interpretadas de Ludwig van Beethoven a sua  Sinfonia nº1 em Dó Maior, Opus 21 e de Wolfgang Amadeus Mozart o Concerto para Piano nº12, em Lá Maior, K 414 , tendo como solista a pianista Diana Botelho Vieira. O Maestro convidado é José Eduardo Gomes.

O espetáculo realiza-se nos claustros do Mosteiro de Santa Clara- a-Nova, às 20h do dia 20 de junho, com reserva de bilhetes através do site ou presencialmente no Pavilhão Centro de Portugal a partir das 14h30 do dia 15 de junho. 

A Orquestra Clássica do Centro apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional em dezembro de 2001. Tem contado com o contributo solístico e de regência de notáveis figuras do nosso panorama musical. 

A OCC conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra e o apoio da Dgartes do Ministério da Cultura, tem como mecenas a empresa EFAPEL e assinou protocolos com várias câmaras municipais, escolas de música e outras instituições como sejam a Universidade de Coimbra, o IPC, o ISCAC ou a ESART.

 

CONCERTO

Orquestra Clássica do Centro

20 julho | 20h | Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova 

Piano: Diana Botelho Vieira

Maestro: José Eduardo Gomes 

Comentários de Sérgio Azevedo 

                

Transcendente (2021) 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)                                     

Concerto para Piano nº12, em Lá Maior, K 414 (1782)

 

Sérgio Azevedo                    

O Senhor Ludwig sonha com cornetas acústicas (2020)

 

Ludwig van Beethoven (1770-1827)                                             

Sinfonia nº1, em Dó Maior, Opus 21

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE