Região

Museu PO.RO.S em Condeixa-a-Nova a caminho dos 100 mil visitantes

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 16-05-2024

O museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova assinalou no dia 6 de maio o seu 7º aniversário, tendo já ultrapassado os 90.500 visitantes, apesar dos dois anos de pandemia que condicionaram fortemente o setor da Cultura.

PUBLICIDADE

Ao longo dos últimos anos, o Museu PO.RO.S tem conseguido destacar-se no panorama museológico e cultural nacional, afirmando-se, de modo incontornável, como um museu de visita obrigatória quando se trata da temática da romanização.

Desde a abertura, em 2017, o Museu PO.RO.S já recebeu vários prémios e distinções internacionais, destacando-se o prémio “Heritage in Motion” atribuído em 2018 pela Academia Europeia de Museus, enquanto melhor projeto interativo da Europa, e, já em 2023, o prémio de Melhor Projeto de Tecnologia Aplicada ao Património recebido na Bienal Ibérica de Arte e Património.

PUBLICIDADE

“São sete anos de inegável sucesso, conscientes que o elevado patamar alcançado no panorama cultural implica uma enorme responsabilidade e exigência para continuar a oferecer aos visitantes do PO.RO.S os níveis de modernidade, inovação e rigor que fazem parte do mapa genético deste museu”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Mais do que um espaço museológico, o PO.RO.S é, por excelência, um espaço cultural de referência na região, com uma agenda rica e regular de eventos culturais. Nestes sete anos de atividade conta já com largas dezenas de exposições temporárias, das artes plásticas à arqueologia, exposições coletivas, itinerantes e também exposições inéditas como a exposição “Paredes de Abril: À Procura da Manhã Clara”, patente até 5 de janeiro de 2025, numa organização conjunta com o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Os desafios têm sido muitos, mas procuramos sempre manter um pensamento inovador na condução do Museu, em linha com a identidade do PO.RO.S, com eventos invulgarmente associados a espaços como este, como, por exemplo a organização do Sunset RFM em 2018 ou, mais recentemente, o espetáculo “Luzes da Liberdade”, que contou com a presença de 1200 espetadores”, realçou Ana Valadas, coordenadora da Unidade de Gestão de Equipamentos Museológicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE