Portugal

“Olívia” já anda a fazer estragos!

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 semanas atrás em 05-04-2024

Imagem: Lusa

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou até às 07:18 locais de sexta-feira 5 de abril (08:18 em Lisboa) 13 ocorrências nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria devido à passagem da depressão Olivia.

PUBLICIDADE

Segundo o SRPCBA, na sequência das condições meteorológicas adversas que estão a afetar o arquipélago, foram registadas de madrugada nove ocorrências em São Miguel (nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande) e quatro em Santa Maria (que tem um único concelho, Vila do Porto).

“As situações reportadas correspondem, sobretudo, a quedas de árvore, obstruções de via, inundações em habitações, uma queda de estrutura e um transbordo de ribeira”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Nos locais, para apoio e resolução das ocorrências, têm estado elementos dos bombeiros, da Direção Regional das Obras Públicas, dos Serviços Municipais de Proteção Civil e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu na quinta-feira avisos amarelos até hoje para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o IPMA, para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, é válido até às 11:00 locais de hoje (12:00 em Lisboa).

As duas ilhas vão ainda estar sob o mesmo nível devido ao vento (direção de sudoeste, rodando para oeste) até às 14:00 locais (15:00 em Lisboa) e por agitação marítima (ondas de oeste) até às 17:00 (18:00 em Lisboa).

O aviso amarelo do IPMA também vigora para as ilhas do grupo Central dos Açores (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) até às 11:00 (12:00 em Lisboa), devido à previsão de chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE