Câmaras

Oliveira do Hospital vai erguer monumento de homenagem à Queijeira Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-08-2014

O Município de Oliveira do Hospital está a promover um concurso de ideias para um monumento em homenagem à Queijeira Serra da Estrela. Este concurso visa a criação de uma obra de arte que preste um tributo não só à mulher Queijeira como à arte ancestral de fazer o queijo, procurando dessa forma, perpetuar a arte e profissão na consciência concelhia e até nacional.

PUBLICIDADE

A ovelha Serra da Estrela e a produção do Queijo Serra fazem parte da cultura oliveirense e o Município tem apostado numa política de promoção do Queijo Serra da Estrela, através da realização anual da Festa do Queijo, da edição de livros alusivos ao tema e do apoio aos produtores e ao movimento confrádico.

A dicotomia pastor/queijeira cria uma relação de absoluta complementaridade, essencial no processo de promoção do Queijo Serra da Estrela. Se, por um lado, a importância do pastor já foi reconhecida publicamente pelo Município, através da colocação de uma estátua na principal entrada da cidade, falta perpetuar o valor da mulher Queijeira que, para além do afã doméstico, abraça diariamente tão relevante tarefa.

PUBLICIDADE

Tendo em consideração estes fatores e procurando homenagear a queijeira e um saber fazer ancestral, o Município de Oliveira do Hospital lança este concurso de ideias que tem por objeto a apresentação de um projeto para um monumento a erigir em homenagem à Queijeira, a implantar num Parque ou Rotunda, na área do município de Oliveira do Hospital.

Podem candidatar-se todos os artistas plásticos naturais ou residentes no concelho de Oliveira do Hospital que devem apresentar os projetos até ao dia 30 de setembro do presente ano, no Gabinete de Apoio à Vereação (GAV). Refira-se que o projeto deve ser instruído com os seguintes elementos: memória descritiva; peças desenhadas; estimativa orçamental, e quaisquer outros elementos que os concorrentes considerem relevantes para avaliação dos mesmos.

PUBLICIDADE

publicidade

Os projetos são apreciados e selecionados de acordo com os seguintes critérios: criatividade; características estéticas; mérito técnico; e dimensão financeira, por um júri que avaliará as candidaturas na segunda quinzena de outubro. Os autores dos projetos selecionados autorizam gratuitamente a utilização dos projetos pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e transmitem integralmente para a Câmara Municipal o conteúdo patrimonial dos direitos de autor sobre os projetos.

Para mais informações devem ser consultadas as normas regulamentares deste concurso de ideias, disponíveis nos canais de divulgação do Município de Oliveira do Hospital ou junto do Gabinete de Apoio à Vereação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE