Região

Obras na Escola Básica de Meãs do Campo vão avançar “mesmo sem financamento”

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 20-01-2024

“Continuamos a aposta na educação no concelho. Esta intervenção na Escola Básica do 1º CEB de Meãs do Campo vai avançar, mesmo sem financiamento, por forma a dar resposta às necessidades das crianças e da comunidade”, avançou, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na assinatura do auto de consignação da empreitada das obras de adaptação e remodelação da EB1 de Meãs do Campo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o edil montemorense reiterou: “É uma obra que se impunha e, por isso, é fundamental darmos um sinal de que estamos a atuar rapidamente para continuar a proporcionar um ambiente educativo de excelência para todos os alunos e alunas do concelho”.

Na ocasião, a vereadora com o pelouro da Educação, Diana Andrade, ao recordar as condições precárias que as crianças vivenciavam referiu: “Esta intervenção visa oferecer segurança e dignidade ao quotidiano destas crianças. Os únicos sanitários existentes eram no exterior e apenas acessíveis por escadas. Fizemos pequenas intervenções para minimizar o problema, mas impunha-se uma intervenção de fundo.”

PUBLICIDADE

A obra representa um investimento municipal de cerca de 200 mil euros, tem um prazo de execução de 180 dias e vai estar a cargo da RamalPombeiro, Construções, Lda.

Quando estiver concluída a intensa intervenção na EB1 de Meãs do Campo, as crianças vão passar a contar com uma escola renovada e aumentada. Para além da reconfiguração funcional que vai permitir passar a ter quatro salas de aula, a empreitada agora consignada prevê ainda a mudança das instalações sanitárias do logradouro exterior para o interior do edifício, ficando localizadas no 1º andar do edifício.

PUBLICIDADE

publicidade

A escola fica também preparada e adaptada para permitir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, com a colocação de uma plataforma elevatória na entrada principal do edifício e de uma rampa de acesso ao logradouro.

Recorda-se que, no ano letivo de 2023/2024, as 68 crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico na freguesia de Meãs do Campo, num total de quatro turmas, estão temporariamente a ter aulas na antiga escola do Casal Novo (duas turmas) e no Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo (duas turmas).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE